IFI Realiza Curso de Metrologia Física

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/04) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou de 01 a 05/04 o “Curso de Metrologia Física”.

Duda Falcão

IFI Realiza Curso de Metrologia Física

IFI/DCTA
15/04/2013

O IFI realizou em suas dependências, cumprindo o determinado no programa anual de cursos para 2013, no período de 1 a 5 de abril de 2013, o Curso da Metrologia Física (constante na TCA 37-11), cujo objetivo é elevar o nível de conhecimento técnico especializado, na área de metrologia, dos técnicos que atuam em laboratórios da FAB, qualificando-os a exercerem atividades relacionadas à calibração de instrumentos, explicando os conceitos físicos de temperatura, pressão, força e torque.

O treinamento, coordenado pelo Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), foi aberto pelo 1º Ten. Esp. Sup. Alex Alves de Lima, o qual destacou a importância do curso para a elevação do nível de conhecimento e consciência metrológica dos técnicos que atuam no setor aeroespacial. O evento contou com a participação 16 graduados de diversas Organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

Um dos alunos, o Suboficial Justo, do Laboratório Setorial de Calibração da Base Aérea do Galeão (BAGL), declarou "Foi muito esclarecedor, pois as aulas proporcionaram uma troca de experiências com os instrutores que formam o quadro de metrologistas do IFI e o conhecimento adquirido servirá como uma âncora para o nosso trabalho.”

O IFI, como Órgão executivo do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA), por meio da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) e da Subcoordenadoria de Cursos, forneceu toda a infraestrutura necessária para a realização do curso, além de disponibilizar o seu corpo de instrutores composto pelos técnicos Guilherme Franco Vieira, 3S BMA Ari Franco Neto e SO BMA André Luiz Silva de Almeida, todos do Laboratório de Metrologia Física, e dos Tecnologista Pedro José Pompéia e Técnico Filipe Furlan Bellotti, integrantes da Subdivisão de Capacitação Laboratorial e Subdivisão de Laboratórios e Padrões, respectivamente, tendo também a colaboração de instrutores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Desta forma, o IFI cumpre mais uma vez a sua missão na formação de recursos humanos com vistas à consolidação da Metrologia no cenário aeroespacial.


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) 

Comentários