CPTEC - Curso de Meteorol. P/Satélite Aplicada à Hidrologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que profissionais do Setor Hidrológico terão aulas online sobre Previsão e Controle de Enchentes.

Duda Falcão

Profissionais do Setor Hidrológico Terão Aulas
Online Sobre Previsão e Controle de Enchentes

Quarta-feira, 17 de Abril de 2013

De 23 a 25 de abril, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove o Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia. Interativas e em tempo real, as aulas serão ministradas a distância por especialistas do CPTEC/INPE e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

O objetivo do curso é auxiliar os profissionais envolvidos no setor hidrológico a interpretar os produtos derivados dos sensores remotos, no planejamento de previsão e controle de enchentes e inundações.

Serão abordados os seguintes temas: introdução à hidrologia, descrição sumária da informação de satélite e radiação, estimativa de precipitação e número de dias sem chuva, aplicações da estimativa de chuva na modelagem hidrológica, estimativa da umidade do solo por satélite e produtos de radar meteorológico.

A programação e o link para as inscrições estão disponíveis na página http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-por-satelite-aplicada-a-hidrologia/.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários