Brasil Quer Lançar Satélite em 2015
Olá leitor!
Segue abaixo uma matéria postada ontem (06/04) no “Portal
TERRA” destacando que após 30 anos de Desenvolvimento, Brasil quer lançar
satélite em 2015.
Duda Falcão
ESPAÇO
Após 30 anos de Desenvolvimento, Brasil
Quer Lançar Satélite
em 2015
Objetivo da independência espacial não é apenas econômico
ou científico
GHX Comunicação
06 de Abril de 2013 • 09h00
Atualizado às 09h01
Construir um veículo lançador de satélites (VLS) nacional
não é uma ideia nova. Desde 1985, o Brasil busca sua independência espacial. O
desenvolvimento de um foguete de longo alcance permitiria ao País colocar
satélites em órbita com seus próprios meios, o que significa não apenas
economia, mas também o ingresso em um mercado restrito que movimenta cerca de
US$ 170 bilhões por ano. Por isso, embora o histórico não recomende otimismo, o
plano do governo é promissor: lançar o VLS-1 (V04) em 2015.
Caso a data proposta pelo Programa Nacional de Atividades
Espaciais (PNAE) seja confirmada, terão se passado 30 anos desde os primeiros
passos em direção à independência espacial. Nessa longa jornada, houve três
fracassos até o momento. Nas duas primeiras tentativas, em 1997 e 1999, falhas
nos componentes levaram à destruição dos foguetes. O terceiro lançamento, em
2003, nem ocorreu. Três dias antes da data programada, o VLS-1 V03 teve uma
ignição prematura. A trágica explosão não apenas adiou o sonho da autonomia espacial,
como também matou 21 técnicos que trabalhavam na base de Alcântara, no Maranhão.
Autonomia
Em Alcântara, o Brasil já possui um Centro de Lançamento
funcional, com posição privilegiada, devido a sua proximidade com a Linha do
Equador. O País também domina a construção e montagem de satélites, alguns em
parceria com outros países. Mas, a fim de obter avanços e resultados como os
dos outros países do BRIC (grupo de emergentes que inclui também Rússia,
Índia e China), ainda falta desenvolver seus próprios lançadores.
“O acesso independente ao espaço
auxiliaria na proteção ambiental,
agronegócios, comércio exterior e defesa”
O objetivo não é apenas econômico ou científico. O acesso
independente ao espaço facilitaria a obtenção de imagens de grandes territórios
do País, auxiliando em proteção ambiental, agronegócios, comércio exterior e
defesa. “Países do porte do Brasil não podem prescindir de uma capacidade
própria de geração de imagens do seu território, ocupado por cidades que
crescem continuamente, florestas a serem protegidas e preservadas ou plantações
para o agronegócio”, afirma José Raimundo Coelho, presidente da Agência
Espacial Brasileira (AEB).
Economia
Além disso, com o VLS concluído, o Brasil poderá
economizar. Hoje, para lançar um satélite em órbita, é necessária a contratação
do serviço de outros países. “A dependência externa representa uma vulnerabilidade
indesejável, pois sempre dependeremos da vontade ou decisão de uma nação
estrangeira para atingir este objetivo. A capacidade autônoma de lançamento é,
portanto, fator de soberania para o Brasil”, argumenta Coelho.
Conforme Alberto Walter da Silva Mello Junior, gerente do
projeto VLS-1 e chefe da Coordenadoria de Projetos Espaciais do Instituto de
Aeronáutica e Espaço (IAE), o País encontra-se, por enquanto, sujeito à
disponibilidade, à conveniência e aos custos de fornecedores. O preço de um
lançamento depende de vários fatores, incluindo a massa e a órbita que se
pretende alcançar. Satélites geoestacionários, que prestam serviços de
comunicação no Brasil e podem pesar até sete toneladas, custam entre US$ 15
mil a US$ 30 mil por quilograma. Assim, os valores do lançamento vão de
US$ 100 milhões a US$ 220 milhões.
“A capacidade autônoma
de lançamento é fator de
soberania para o Brasil.
José Raimundo Coelho
presidente da
Agência Espacial Brasileira”
Coelho destaca, no entanto, que alguns serviços são
compartilhados com países parceiros na área espacial. Portanto os satélites
desenvolvidos em parceria com a China, da série CBERS, têm o custo igualmente
dividido entre as duas nações (entre US$ 15 milhões e US$ 20
milhões por lançamento, para cada parte).
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina e
doutor em astrofísica pela Universidade do Texas, Antonio Kanaan, também
defende o acesso independente ao espaço. “Acho que foguetes são como carros.
Devemos, sim, ter nossa própria indústria. É a velha questão da dependência
tecnológica: a gente vende matéria-prima e depois pega o dinheiro dessa venda
para pagar por serviços complexos e caros”, ressalta.
Mercado
Só que esse desenvolvimento custa caro. De 1985 até 2010,
estima-se que o Brasil tenha gasto cerca de R$ 2 bilhões com a missão de obter
sua independência espacial, somando todos os custos. Mas a recompensa pode ser
bem maior. De acordo com relatórios da Associação da Indústria de Satélites, de
2011, o mercado do lançamento de satélites movimenta cerca de US$ 170
bilhões por ano.
Segundo estimativas, quase 1,2 mil satélites devem ser
construídos e lançados ao espaço até 2018. Por enquanto, os lançamentos são
dominados por EUA, Rússia e França. Bem atrás, estão três países emergentes:
China, Japão e Índia, entre os quais o Brasil procura se imiscuir. “De
compradores do serviço de lançamento, nos tornaremos fornecedores”, reforça Kanaan.
Falhas
A importância de um foguete lançador para o futuro do
Brasil, no cenário espacial, é inquestionável. Tanto que o País já está há 23
anos desenvolvendo um. Até agora, contudo, diversas falhas impediram o sucesso
da empreitada. “Em desenvolvimento tecnológico, quando se faz algo pela
primeira vez, erro é uma das fontes de aprendizado”, afirma o gerente do VLS-1.
“Buscamos sempre atingir nossos objetivos da forma mais cautelosa possível. No
entanto, não podemos deixar que os percalços nos impeçam de avançar.”
“Não podemos deixar que
os percalços nos impeçam
de avançar.
Alberto Walter da Silva Mello
Junior
Gerente do
projeto VLS-1, sobre fracassos
no lançamento de
foguetes”
Para que o acidente de 2003 não se repita, diversas
medidas foram tomadas. Segundo Coelho, o projeto do VLS e da Torre Móvel de
Integração (TMI) foram revistos, com base em uma nova filosofia de testes e
certificação e revisão de todos os procedimentos. O centro de controle de
lançamentos está sendo modernizado, os produtos estão sendo checados e testados
com mais rigor, a torre destruída no acidente foi reconstruída e a nova
plataforma, além das inovações, conta com itens de segurança e sistemas
elétricos.
Planejamento
Com o objetivo de obter autonomia em lançadores de
satélites, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto de
Aeronáutica e Espaço (IAE) estão trabalhando em conjunto para lançar o VLS-1 já
com uma carga útil real, a ser colocada em órbita ainda em 2015. Embora
nenhuma outra tentativa de lançamento com o VLS-1 tenha sido festa desde 2003,
os dois centro de lançamento nacionais (de Alcântara/MA, e da Barreira do
Inferno, em Natal/RN) foram constantemente exercitados com o lançamento de
missões suborbitais e foguetes de treinamento.
Em 2012, a Operação Salina marcou o reinício das
atividades relacionadas ao VLS-1. “O objetivo da operação foi realizar o
transporte, a preparação e integração mecânica de um 'mock-up' estrutural
inerte do VLS-1 – estrutura real do veículo sem combustível a bordo – e ensaios
e simulações para verificação da integração física, elétrica e lógica da Torre
e dos meios de solo do CLA, servindo para validar uma série de aspectos
técnicos e de segurança da nova TMI”, explica Coelho.
“Se mantivermos vivos
esses sonhos, com
certeza daremos ao Brasil
a tão almejada autonomia
em lançadores de satélites.
Alberto Walter da Silva Mello
Junior”
Missões semelhantes estão programadas antes do lançamento
do veículo completo. Conforme o presidente da AEB, a próxima missão será
denominada MIR, e fará a verificação elétrica completa do veículo. De acordo o
PNAE, está programado para o final de 2013 e o início de 2014 o voo tecnológico
do VSISNAV, que está em fase de montagem e vai ser constituído por parte do
VLS-1, o primeiro e o segundo estágios ativos. “Servirá para validar o sistema
de navegação desenvolvido no Brasil”, explica Coelho.
Orçamento
Se tudo der certo, o lançamento subsequente deve ser um
voo de teste com o veículo completo, denominado XVT-02, em 2015, e por fim, a
satelitização em 2016, com o protótipo V04. “A partir daí, o VLS-1 estará
qualificado como lançador de satélites de pequeno porte. No entanto, os voos do
XVT-02 e V04 dependem de complementação de recursos. O orçamento atualmente
previsto no Plano Plurianual do governo federal é suficiente apenas para se
cumprir os ensaios do MIR e o voo do VSISNAV”, reforça Junior.
Mesmo assim, a AEB e o IAE parecem confiantes
nos resultados. “Os sonhos desses homens (que morreram no acidente de 2003) que
dedicaram suas vidas ao projeto era o de cumprir a missão de lançar o terceiro
protótipo e colocar um satélite em órbita terrestre. Se mantivermos vivos esses
sonhos, com certeza daremos ao Brasil a tão almejada autonomia em lançadores de
satélites”, garante Junior.
Fonte: Portal TERRA - 06/04/2013
Comentário: Bom leitor vamos analisar as partes dessa
notícia que em minha opinião são usadas para tentar desinformar a sociedade
brasileira. Quando o autor Diz: “Por isso, embora o histórico não recomende
otimismo, o plano do governo é promissor: lançar o VLS-1 (V04) em 2015” isto
não é verdade. Em primeiro lugar o Governo DILMA ROUSSEFF não tem plano
coisíssima nenhuma de lançar o VLS-1 em 2015, até porque dependeria inicialmente
de ela ser reeleita. Além disso, esse objetivo apesar de realmente constar do
novo PNAE, não é o Plano do Governo e sim de profissionais ligados a órgãos do
PEB que elaboraram esse documento, mas que não significa que terá o compromisso
do governo de segui-lo. Outro desatino da matéria é quando o autor Diz: “Só que
esse desenvolvimento custa caro. De 1985 até 2010, estima-se que o Brasil tenha
gasto cerca de R$ 2 bilhões com a missão de obter sua independência espacial,
somando todos os custos”. Santa Rita do Pau Oco, do que é que o
autor está de referindo? O orçamento da Rússia em atividades espaciais
chega anualmente a US$ 2,5 bilhões de dólares. Faça-me uma garapa. R$ 2 bilhões
em 28 anos é um gasto ridículo e não é por acaso que estamos nessa situação. Só
lembrando, somente as obras do Mineirão custaram R$ 800 milhões. Agora quanto
ao lançamento do VSISNAV em 2014 continuo cético, no entanto ficarei na torcida
para que o mesmo se realize, mas na realidade acreditamos que o VLM-1 está mais
próximo de colocar um satélite no espaço do que o nosso VLS-1, velho e cansado de tantas estórias com o seu nome.
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