Uma Ilha de Resultados Num Universo Totalmente Adverso

Olá leitor!

Como sabemos 'nuvens negras' pairam sobre o Programa Espacial do país desde o Governo Fernando Collor, e só fizeram aumentar nos últimos três anos desde que a Presidente DILMA ROUSSEFF e seus energúmenos assumiram o poder. Apesar disso, curiosamente um programa de desenvolvimento realizado há décadas pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) vem nos últimos seis anos destacando-se internacionalmente de forma bastante significativa.

Desenvolvido no país desde os primórdios do Programa Espacial Brasileiro, o Programa de Foguetes de Sondagens do IAE vem literalmente tomando conta dos principais programas científicos e tecnológicos de acesso ao espaço realizados por alemães, suecos, noruegueses, australianos e americanos, quando estes são lançados de centros europeus como Andoya na Noruega, e Esrange na Suécia.

Como sabemos (pelo menos aqueles que acompanham diariamente o Blog BRAZILIAN SPACE) os foguetes brasileiros já haviam atendido até 2012 continuamente aos Programas TEXUS, MASER, ICI, HIFIRE e SHEFEX, além de ter participado de um dos voos do Programa HOTPAY (Operação HotPay 2).

A partir de 2013, além da continuidade do uso de nossos foguetes (VSB-30, VS-30/Orion e VS-40) nesses programas citados acima, outra serie de novos programas científicos e tecnológicos se utilizarão também de foguetes brasileiros sequencialmente, além do inicio do uso do único foguete da frota brasileira que ainda não havia sido utilizado na Europa, ou seja, o foguete VS-30. São Eles:

* Programa WADIS (VS-30)

* Programa MAPHEUS (VS-30)

* Programa SCRAMSPACE (VS-30/Orion)

* Programa MAXI DUSTY (VS-30)

* Programa CRYOFENIX (VSB-30) (creio que seja um único voo)

* Programa MAIUS (VSB-30)

* Programa SPIDER (VSB-30) (creio que seja um único voo)

Além disso, vale lembrar que existem indícios de que o Brasil está lutando pela 'Cereja do Bolo' do Programa Europeu de Microgravidade, ou seja, o Programa MAXUS, que hoje é atendido pelo Foguete Castor 4B de origem norte-americana.

Esse programa é o grande programa europeu para experiências científicas em ambiente de microgravidade que é atendido por esse gigantesco foguete americano de sondagem, mas que existe a possibilidade (talvez após a “Operação MAXUS 9” prevista para Fevereiro de 2015) da utilização do nosso futuro VS-50, foguete monoestagio tão gigantesco quanto o americano que está em desenvolvimento no IAE é que será derivado do motor-foguete S50 utilizado nos dois primeiros estágios do VLM-1, também em desenvolvimento no IAE em parceria com o DLR alemão.

Como o leitor pode notar, apesar de tudo, pelo menos no programa de foguetes de sondagens o Brasil vai muito bem obrigado, e deve-se a isso a um acordo bem sucedido assinado pelo IAE há mais de 40 anos com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), gerando com isso essa Ilha de Resultados num universo totalmente adverso.

Vale lembrar, que desse mesmo acordo com os alemães surgiu recentemente à Missão VLM-1/SHEFEX III, que deverá ser lançada do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em 2016, e assim, se bem sucedida for, como todos nós esperamos que será, abrir uma janela de oportunidades enormes na Europa para esse veículo lançador de microssatélites, como também de nano e cubesats. Isto é, se a Presidente DILMA ROUSSEFF e seus energúmenos de plantão não detonarem as expectativas de todos.

Duda Falcão

Comentários

  1. " OS PROFETAS MILITARES":

    Para alguns á saudade dos grandes militares! convenha-mos que toda regra tem excessões. Para outros aficcionados por Che, Stalim, Fidel, mentores e seguidores inescrupulos pelas falsas verdades ideologicas. Defensores de ditadores que lutaram a favor de seus própios ideais, escravizando uma população que ficaram a merçer de consumir migalhas, jogadas animalescamente sem generalização. Criaram em algumas mentes fantásticas brasileira, herois e deuses que veneram suas atitudes, como bravos guerreiros, simbolizando em si própio
    um carater melancólico e perigoso, onde estão ainda encubado e adormecidos em seu intelecto moral, atenção! adormecidos como um vulção! que algum dia, quem sabe, preste a explodir!
    Como dizia nosso bravo General Ernesto Geisel: - " Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a abertura ( que vacilo!), abertura ( ROMBO DO MENSALÃO) política no Brasil.
    Mas chegará um tempo (A profecia está se cumprindo), que o povo sentirá saudades (Muitas Sauuuudades!) da ditadura militar, ( Esperança para nós brasileiro, como última alternativa).
    Pois muitos desses que lideram o fim da ditadura, não estão visando o bem (LOBO MAL,MUITO MAL!)do povo (CEGO), mas sim seus própios interesses( dinheiro.....muito dinheiro....Tio Patinhas.....Irmãos metralhas)."
    Vamos com outro profeta, esse é fenomenal! acredite:
    Tive lendo um pouco da história desse exemplar e cria de Duque de Caxias, o inusitado, homem firme e constrito á sua nação, o então General Mourão Filho, proferiu dizendo: - " Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ( demasiadamente pelos REAIS da Nação) ou semi-analfabeto ( Ué Tavendo ai sou!! estudou tanto na FAB, e agora está pilotando para mim!), e vinte e quatro horas depois a hora chega para os aduladores estará á sua volta, verenciando como Deuses, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem e de que tudo o que faz está certo.
    Em pouco tempo (8 anos de enganação), transforma-se um ignorante( criticam tantos nossos bravos cientistas do PEB, será que sabem resolver uma rêgra de três simples?), em um sábio, em um louco um gênio (codencorado como mentor e palestrantes das universidades cegas!), equilibrado, um primario (REU), em um estadista. E um homem nessa posição, empenhado as rédeas de um poder(Fácil e manipulativo), praticamente sem limites, embriagados pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso".
    Taí gente! como eu sempre disse, poderia ter votar no partido verde para presidência! afinal de contas , vem aí as proximas eleições, juro que a minha consciência está firme e determinada,....fui enganado, só desta vez. Creio se for um candidato militar da ativa e cria do nosso exemplar Duque de caxias, votarei com toda determinação para o bem do nosso PEB"

    ResponderExcluir

Postar um comentário