Intensificam-se as Atividades do Dark Energy Survey

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (18/03) no site do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) destacando que intensificaram-se as atividades do projeto “Dark Energy Survey”.

Duda Falcão

Intensificam-se as Atividades
do Dark Energy Survey

18/03/2013

A última reunião da colaboração DES, realizada em Dezembro de 2012, na Texas A&M University, College Station, TX, EUA (http://des.tamu.edu/), e os planos para a próxima, que ocorrerá no Lawrence Berkeley National Laboratories (LBNL), Berkeley, EUA, em abril de 2013 (http://desspring2013.lbl.gov/), demonstram uma clara intensificação das atividades do projeto. Isso já era esperado, em função do bem sucedido comissionamento da DECam e do final da fase de verificação científica do instrumento (ver outros blogs do LIneA sobre estes temas). As atividades dos grupos de trabalho científicos foram incrementadas, assim como o número de solicitações de colaboradores externos, um mecanismo pelo qual pesquisadores que não se engajaram na colaboração durante sua fase de planejamento podem contribuir com a mesma em algum tópico científico ou com alguma ferramenta específica ainda não disponível internamente.

Para a equipe do DES-Brazil, o ponto alto da reunião do Texas foram as atividades de verificação dos dados. No encontro de 12/2012, foram realizadas 5 sessões paralelas sob a coordenação de membros do DES-Brazil: Luiz da Costa coordenou a seção sobre a ferramenta Quick Reduce, de redução rápida dos dados da DECam junto ao telescópio, imediatamente após sua obtenção, a qual vem sendo amplamente usada na colaboração. Ele também coordenou a seção sobre o Portal Científico do DES, em desenvolvimento há anos, e que é a principal contribuição de infra-estrutura do DES-Brazil ao projeto. Além disso houve outras 3 sessões paralelas dos grupos de Via-Láctea e Lentes Gravitacionais fortes, coordenadas por membros do DES-Brazil.

Ao todo foram 16 contribuições orais feitas por 11 membros do DES-Brazil em 11 sessões parelelas do evento, com ênfase para a participação na análise dos primeiros dados da DECam. As apresentações também abordaram tópicos de pesquisa os mais variados, como populações estelares, aglomeração de galáxias, medidas de redshift, evolução de galáxias, entre outros.


Fonte: Site do LIneA - http://www.linea.gov.br/

Comentários