INPE Firma Acordo com ICRANet

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto firmou um acordo de cooperação científica na área de Astrofísica Relativística com o International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet).

Duda Falcão

INPE Firma Acordo com ICRANet

Quinta-feira, 14 de Março de 2013

Para cooperação científica na área de Astrofísica Relativística, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) assinou memorando de entendimento com o International Center for Relativistic Astrophysics Network (ICRANet), uma rede internacional de grupos de pesquisa sediada na Itália.

Assinado nesta quinta-feira (14/3) na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), pelo diretor do Instituto, Leonel Perondi, e pelo diretor do ICRANet, Remo Ruffini, o memorando de entendimento formaliza o interesse em promover pesquisa e atividades educacionais conjuntas na área de Astrofísica Relativística.

O INPE possui um programa de pós-graduação em Astrofísica e desenvolve vários estudos e projetos na área, como a primeira missão astronômica espacial brasileira a bordo de um satélite. O MIRAX, um imageador de Raios X destinado ao estudo do centro da galáxia e seus objetos, como buracos negros e estrelas de nêutrons, estará a bordo do LATTES, satélite científico em desenvolvimento pelo INPE.

O ICRANet administra um programa internacional de Doutorado em Astrofísica Relativística que faz parte do programa Erasmus Mundus, da Comissão Europeia.

INPE e ICRANet pretendem promover o intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes, bem como desenvolver atividades educacionais  e de pesquisa relacionadas às áreas de atuação das duas instituições. O acordo abre espaço ainda para a promoção de eventos técnico-científicos e culturais, entre outras iniciativas voltadas à popularização da ciência, além da realização de publicações científicas conjuntas.

Remo Ruffini, diretor do ICRANet, e Leonel Perondi, diretor
do INPE, na assinatura do memorando de entendimento


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 

Comentários