Governo Paulista Lança Projeto para Monitorar Chuvas

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (19/03) no site “G1” do globo.com, destacando que projeto do governo paulista prevê compra de equipamentos para monitorar chuvas.

Duda Falcão

SÃO PAULO - RADAR SP - ESPECIAL CHUVA

Projeto do Governo Prevê Compra de
Equipamentos para Monitorar Chuvas

Ao menos 186 pluviômetros serão instalados em 34 cidades de SP.
Equipamentos vão ajudar a prever temporais com antecedência.

Do G1 São Paulo
19/03/2013 - 18h03
Atualizado em 19/03/2013 - 18h18

Projeto do Governo de São Paulo prevê a instalação de 186 pluviômetros eletrônicos em ao menos 34 municípios paulistas, de acordo com a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes. O objetivo do projeto é o acompanhamento e monitoramento das ocorrências relacionadas às chuvas no estado.

Os pluviômetros são equipamentos para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

Para obter os equipamentos, as cidades terão de se cadastrar no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) até o final de março, com a indicação do local em deseja sua instalação, para ser vistoriado por técnicos do órgão.

Na manhã desta terça-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, foi realizada a reunião para a apresentação do projeto denominado “Projetos Pluviômetros”, uma parceria entre o CEMADEN,  o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) do Ministério da Integração Nacional (MI), e conta com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-SP) da Casa Militar.

O projeto tem duas divisões: “Pluviômetros Automáticos” e “Pluviômetros nas Comunidades”, e devem ser instalados em locais seguros, próximos a áreas de risco de desastres naturais.

Os pluviômetros automáticos transmitirão os dados captados via celular. Ao todo, deverão ser distribuídos 1.400 pluviômetros automáticos até 2014. O “Pluviômetros nas Comunidades”, por sua vez, tem a intenção de introduzir a cultura de percepção de riscos de desastres naturais na população. Neste caso, deverão ser distribuídas 1100 unidades de pluviômetros semiautomáticos – os dados são identificados através da leitura do visor - até o final de 2013.

Globo Notícia – Rede Globo – 19/03/2013


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentários