CBERS-3 a Caminho do Lançamento

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (02/03) o site português “Boletim em Órbita”, informado que segundo fontes Chinesas, o lançamento do satélite CBERS-3 parece indicar que poderá ter lugar no período de Maio e Junho de 2013.

Duda Falcão

CBERS-3 a Caminho do Lançamento

Rui C. Barbosa
02/03/2013

Imagem: China Space News

O satélite CBERS-3, que resulta de uma cooperação entre o Brasil e a China, parece ter ultrapassado os tempos conturbados que marcaram o segundo semestre de 2012 e encontra-se em preparação para o lançamento.

Segundo fontes Chinesas, o satélite foi recentemente submetido a testes térmicos e de vácuo, o que parece indicar que o seu lançamento poderá ter lugar no período de Maio e Junho de 2013.

Recorde-se que problemas registrados nos conversores DC/DC levaram ao adiamento do lançamento do CBERS-3 que estava inicialmente previsto para ter lugar entre 20 de Novembro e 10 de Dezembro de 2012. O lançamento foi adiado para Fevereiro de 2013 e posteriormente adiado para Maio ou Junho, com os conversores originais a serem substituídos por outros conversores do mesmo fabricante mas provenientes de um lote diferente.


Fonte: Site Boletim em Órbita - http://www.zenite.nu/orbita/ 

Comentário: Gostaria de agradecer ao leitor paulista José Ildelfonso pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. Com isso, devemos entender que os testes e re-testes estão sendo e vão ser feitos lá na China ?

    O Brasil tem uma equipe residente lá? Ou seriam os chineses que estão fazendo tudo?

    O satélite é 50-50 certo? então a quem cabe esses testes integrados finais? Acredito que a palavra final seja deles, pois afinal é a imagem do lançador deles que pode ser "arranhada" se o satélite não funcionar.

    Curioso...

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos!

    Quanto a isso, tem sim uma equipe do INPE lá na CHINA, pois faz parte do acordo, ou seja, o CBERS-3 está sendo integrado na China e o CBERS-4 será integrado no Brasil e uma equipe chinesa virá para cá acompanhar os trabalhos no LIT.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. " Creio que o caminho para o sucesso do lançamento do CBERS-3, devido ao duvidoso conversor estrangeiro, agora neste momento, passe a ser tomadas decisões com mais cautelas e vigília com os tais americanos. O centro nervoso administrativo compostos pelos seguintes orgõas envolvidos (Brasil e China), assim como departamentos técnicos e serviços de equipes que estão acompanhando os testes, estarão mais cautelosos para o proxímo CBERS-4. "O mal do cahimbo é deixa a boca torta", O satélite CBERS com suas dimensões e qualiadaes, aliada a nossa câmera da OPTO, são de importância capital, e precisa de um cuidado especial, devido a longa espera para o real lançamento.
    Caro amigo DUDA, por especial obséquio, me tire uma dúvida! O Sro. sempre comentou sobre os tais (CONVERSORES DC/DC). Não seriam (DC/AC)? Um sitema secundário que é constituido de uma fonte de corrente alternada destinada a alimentação de algums equipamentos AC do Satélite. A energia para esse circuito, é fornecida por dois CV - estáticos (x VA), tensão de (X Volts/X Hz), ambos ligados, conversor nº2 servindo de emergência para o nº1, entrando automaticamente no circuito caso o nº1 pare de fornecer (x VAC).
    Por favor tire-me essa dúvida!

    ResponderExcluir
  4. Caro Cássio!

    Como você sabe amigo eu não sou um técnico da área, e assim sendo não tenho informações técnicas para responder a sua pergunta. Entretanto, como vários leitores do blog são engenheiros aeroespaciais, talvez alguém possa lhe responder. Vamos aguardar.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Na verdade não. Os conversores DC/DC - que foram o problema do CBERS mesmo - servem para alterar a tensão de uma fonte de corrente contínua.

    ResponderExcluir

Postar um comentário