Observatórios Vigiam Asteroides Próximos à Terra

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (15/02) no site do jornal “Folha de São Paulo” destacando que Observatórios estão vigiando asteroides próximos à Terra.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Observatórios Vigiam Asteroides
Próximos à Terra

De São Paulo
15/02/2013 - 05h02

De monstruosos pedregulhos até modestos aglomerados de matéria, a Terra está cercada de objetos espaciais em suas redondezas. Alguns são potencialmente perigosos.

Esse já é um jeito testado e aprovado de dizimar a vida na Terra. Há cerca de 65 milhões de anos, o choque de um bólido com 10 km de diâmetro extinguiu os dinossauros.

Por isso, a NASA e outros institutos mantêm um olhar atento sobre os chamados NEOs (objetos próximos da Terra).

De 1995 até agora, a NASA já catalogou cerca de 900 asteroides grandes --com mais de 1 km-- passando em uma área considerada relativamente próxima da Terra. Outros milhares com dimensões mais modestas também foram encontrados.

Além de catalogar essa vizinhança, o programa tem o objetivo de identificar ameaças ao planeta e, se necessário, dar aos terráqueos tempo hábil para desenvolver alguma maneira de destruir ou desviar o pedregulho espacial.

Assim como em filmes como "Armageddon" (veja quadro ao lado), a explosão do asteroide seria a opção mais provável, mas há quem defenda sistemas que usam "puxões" gravitacionais e outras técnicas para afastar o objeto.

O Brasil também tem um projeto de monitoramento de NEOs, o Impacton, do Observatório Nacional, que tem um telescópio instalado em Pernambuco.

Até a iniciativa privada aderiu à atividade. Cientistas, empresários e ex-astronautas criaram a Fundação B612 --uma homenagem ao asteroide de "O Pequeno Príncipe"-- que pretende construir um satélite para identificar asteroides perigosos em rota de colisão com a Terra.


Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - 15/02/2013 

Comentários