FAPESP Realizará Workshop do Mod. Bras. Sist. Terrestre

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (08/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a FAPESP apresentará dia 19/02 workshop com os progressos do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre.

Duda Falcão

Workshop Apresenta Progressos do
Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre

Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2013

Os progressos alcançados no desenvolvimento do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM, na sigla em inglês) serão apresentados ao público e aos pesquisadores dos programas envolvidos em workshop organizado pela FAPESP, em São Paulo, no dia 19 de fevereiro. O modelo será a contribuição brasileira para o próximo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC-AR5.

Participam do projeto, coordenado pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): Programa FAPESP de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).

O Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre foi idealizado para não apenas colocar o Brasil no cenário internacional do desenvolvimento de modelos, como também para tratar com maior exatidão os processos regionais, de interesse para o país, a fim de ter uma base científica melhor para enfrentar os desafios e consequências das mudanças globais em curso.

O evento contará com a participação do professor Guy Brasseur, diretor do Centro de Serviços Climáticos (CSC) da Alemanha e ex-diretor do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas (NCAR), dos Estados Unidos, como convidado especial.

IPCC

Em 2012, pela primeira vez desde a concepção do IPCC, o Brasil tornou-se uma nação contribuinte com cenários climáticos globais para o painel da Organização das Nações Unidas, com projeções computadas com uma versão aprimorada do BESM.

As simulações efetuadas no supercomputador Tupã (Cray XE6), instalado no INPE de Cachoeira Paulista, foram submetidas ao Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados, Fase 5 (CMIP5) para o período que vai de 1960 a 2100.

O modelo consegue estabelecer – em intervalos determinados de tempo – a influência das combinações entre temperatura da superfície do mar, intensidade dos ventos, temperatura do ar, precipitação pluviométrica e radiação solar, entre outras variáveis, que permitem prever o impacto das interações oceano-atmosfera sobre a distribuição de chuvas e temperaturas sobre o Brasil e o planeta.

A nova versão do BESM integra a dinâmica de funcionamento do clima na atmosfera e passa a incluir os processos de formação de nuvens; as formações de gelo marinho (fundamentais para o equilíbrio radioativo da atmosfera e determinação da velocidade do aquecimento global); a influência das variações no desenvolvimento da vegetação na América do Sul, agora integrando o conhecimento gerado sobre a Amazônia, como, por exemplo, do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA), e as consequências das interações floresta-clima naquela região, cujo efeito regulador do clima global é uma importante contribuição brasileira para os modelos existentes hoje no mundo.

A participação no workshop é gratuita e as inscrições podem ser feitas em:

As palestras terão tradução simultânea.

Mais informações:ves@fapesp.br, (11) 3838-4216/4362/4394.
Data:19 de fevereiro de 2013 (terça-feira)
Local:Auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo.

Programação

9h30 – Abertura
Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da FAPESP
Reynaldo Victoria, Coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

10h - Palestra Magna
Guy Brasseur (CSC, Alemanha)

11h - Intervalo para café

11h20 – Introdução
História do projeto, Carlos Nobre (Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED/MCTI)
Principais resultados, Paulo Nobre (INPE) Questionamentos

12h30 - Almoço (restaurantes próximos à FAPESP)

14h - BESM e seus componentes
Modelagem atmosférica – Iracema Cavalcanti (INPE)
Modelagem superfície continental – Marcos Costa (UFV)
Modelagem oceânica – Leo Siqueira (INPE)
Estratégia de acoplamentos, Marta Malagutti (INPE)

16h - Intervalo para café

16h30 - Painel de finalização: Olhar no futuro
Todos os palestrantes, com coordenação de Paulo Nobre

17h – Encerramento



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 

Comentários