Diretora da SPACE X Visita AEB

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma nota postada hoje (28/01) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Diretora de Negócios da empresa americana SpaceX, Stella Guillen, visitou a sede da AEB na manhã de hoje.

Duda Falcão

Diretora da SPACE X Visita AEB


Brasília, 28 de fevereiro de 2013 – O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, recebeu a diretora de negócios da empresa americana Space X, Stella Guillen, na manhã desta segunda-feira (28).

Stella veio ao Brasil apresentar a Space X, conhecer os programas desenvolvidos pelo país e avaliar possíveis parcerias. “É interessante conhecer mais sobre o que as empresas privadas estão fazendo no setor. Podemos aprender com elas e também vislumbrar futuras parcerias”, destaca o presidente da AEB.

Depois da visita à AEB, Stella ministrou palestra para alunos e professores da Universidade de Brasília. Ainda esta semana, ela visita o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Visiona, ambos localizados em São José dos Campos (SP).

Space X – A empresa foi criada em 2002, por Elon Musk, com o objetivo de fornecer transporte espacial, para cargas e pessoas, a um custo baixo. Sediada em Los Angeles, Califórnia (EUA), a empresa conta, atualmente, com 2.500 funcionários, dois centros de lançamento – um em Cabo Canaveral, na Flórida, e outro em Vandenberg, na Califórnia -, e um centro de testes localizado no Texas (EUA).

Em seus dez anos de existência, a empresa conseguiu mais de US$ 4 bilhões em contratos. Aproximadamente 40% de seus voos são realizados para a Agência Espacial Americana (Nasa). O restante é de contratos comerciais.

Em 2012, a Space X fez história como a primeira empresa de capital privado do mundo a enviar carga para a Estação Espacial Internacional. Segundo Stella, a Space X deve crescer 20% só em 2013.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

  1. Uma boa maneira dela conhecer o PEB eh lendo esse blog. Fico com medo do que um ' presidente' da aeb que esta no cargo a poco tempo e deve sair em breve fala sobre as atividades feitas.
    Tudo bem que ela deve estar a procura de contratos( lancamentos), mas mesmo assim nao custa nada ela conhecer nosso verdadeiro PEB.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a moça deve olhar para a maquete do VLS, rir e pensar: "É isso aí que vocês ainda nem conseguiram fazer em 40 anos de programa governamental? Olha o que nossa empresa PRIVADA fez em 10 anos!" Sinto vergonha alheia. Ainda tenho esperanças que um dia, algum empresário brasileiro com recursos e visão resolvam seguir o caminho de Elon Musk, John Carmack, Richard Branson e outros. Isso se o governo e os milicos não atrapalharem qualquer iniciativa, né? Afinal, aqui é a terra do tudo "num pódi".

    ResponderExcluir
  3. Só para que se tenha uma ideia, o foguete Falcon 1 da SpaceX, que acabou saindo de serviço, era capaz de conduzir uma carga útil de 670 kg (sendo que chegou a demonstrar 180 kg na prática) em órbitas LEO.

    O melhor que podia acontecer ao Brasil, era fechar um acordo com a SpaceX para reativar esse lançador à partir do CLA. Mesmo que não houvesse transferência de tecnologia num primeiro momento, seria a oportunidade de usar um artefato construído usando o "estado da arte" em termos construtivos, além de usar combustíveis bem mais "limpos" que o trambolho tóxico ucraniano que usa tecnologia antiga herdada da União Soviética.

    Enquanto isso, segundo as notícias matinais, o Irã acabou mandando o tal macaco pro espaço.

    E nós aqui presos nessas apresentações de PP infindáveis.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos leitores!

    Na realidade a SpaceX está interessada no lançamento do satélite de observação Amazônia-1 (há expectativa de que a AEB em breve inicie um processo de escolha de lançador) e, principalmente, no lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), projeto sob responsabilidade da Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Telebras e a Embraer.

    Abs

    Duda Falcão
    (Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Então é só definir em qual lançamento o "nosso" satélite vai pegar carona, num lançamento de cargas multiplas.

    Agora, o Souyz lançado aqui da vizinha Guyana e com o monitoramento via CLBI, deve ser um fortíssimo candidato, mesmo porque a taxa de sucesso do Soyuz deve ser muito maisor que a do Falcon, que começou a ser usado a muito pouco tempo.

    Att.

    ResponderExcluir
  6. Se eu não me engano quem irar lançar satélite argentino SAOCOM 1A em 2014 sera a SpaceX,também o SAOCOM 1B em 2015.

    ResponderExcluir
  7. Estou desanimado com relação ao PEB, o orçamento pra esse ano é baixo e não acredito que esforços como o do Duda farão diferença, alguma coisa significativa de verdade tem que sair para que a imprensa entre na jogada.É assim que funciona com nossos politicos, tem que ter propaganda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo, enquanto o Brasil não fazer um lançador concorrido como o VLM o Programa Espacial Brasileiro nunca estará em pauta. Pede ser que até seja pouco, porque a publicidade se consegue com FEITOS, e enquanto não decolarem os VLS's e não lançarmos nenhum experimento no espaço pouca ou nenhuma publicidade conseguirá o PEB. Sem lançadores, não tem como mandar experimentos e garantir avanços. Exemplo é o Irã, que conseguiu recentemente enviar um macaco (como podes ver aqui), e foi notícia no mundo todo. Outra noticia será o lançamento do foguete Sul Coreano amanhã.

      Excluir
  8. Impressionante.

    Estive olhando os lançamentos previstos para 2013 até o momento, aqui, e o Soyuz continua "atropelando" a concorrência.

    São quinze lançamentos efetuados por ele, contra oito do segundo colocado, o Atlas 5.

    É incrível como esse lançador, criado no final da década de 50, continua dando conta do recado.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário