AEB Recebe Visita da Embaixada dos Estados Unidos

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma nota postada hoje (16/01) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a AEB recebeu ontem (15/01) a visita o Ministro Conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Todd Chapman.

Duda Falcão

AEB Recebe Visita da Embaixada
dos Estados Unidos


Brasília, 16 de janeiro de 2013 - O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, recebeu, na terça-feira (15), o Ministro Conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Todd Chapman. “Foi uma visita de cortesia em agradecimento à visita da embaixada ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA )”, conta José Raimundo.

Durante o encontro, o Conselheiro colocou a embaixada à disposição da AEB para o encaminhamento de qualquer questão relativa ao Programa Espacial Brasileiro (PEB) junto aos Estados Unidos. Chapman mencionou, ainda, o grande interesse na aproximação e alinhamento do governo americano às iniciativas e intenções do PEB. Segundo o conselheiro, várias empresas americanas que atuam na área espacial desejam vir ao Brasil para visitar as instalações e as indústrias nacionais e também discutir o desenvolvimento de ações de interesse comum.

Também participaram do encontro a conselheira da embaixada Kirsten Schulz, o funcionário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da embaixada, Aamir Alavi, e a assessora para assuntos internacionais de AEB, Meireluce Fernandes.

Visita ao CLA – Uma comitiva composta por oito americanos esteve no CLA, em 8 de novembro do ano passado com o objetivo de conhecer in loco a história do centro de lançamento, os avanços e o papel do programa espacial no processo de desenvolvimento do País.

Após a visita ao CLA, a delegação se reuniu com os governadores do Maranhão e do Pará.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Não sabia que os americanos haviam visitado o CLA, hummmmm

Comentários

  1. Será que o PEB não pode estar sobre algum tipo de pressão? Quando o Brasil estava desenvolvendo o seu programa nuclear, segundo palavras do Almirante Othon Luis Pinheiro da Silva, a embaixada dos EUA no Brasil estava sempre incomodando (pressionando) o governo e pedindo para ver o desenvolvimento do nosso programa (é possivel constatar neste video a partir do minuto 5:39). Os americanos que claramente quiseram impedir o desenvolvimento do no nosso PEB agora fazem uma visitinha cordial. Outra hipótese pode ser o tal pedido de "transferencia de tecnologia" do governo brasileiro ao Senado americano, sendo esta visita algum tipo de aproximação. De qualquer forma é desconfortável ve-los por lá.

    ResponderExcluir
  2. Bom,

    Sobre esses assuntos "políticos" eu prefiro o tratamento pragmático.

    Os Estados Unidos financiaram e repassaram tecnologia de motores de foguetes a combustível líquido para o Japão, País com o qual eles estiveram EM GUERRA, algumas décadas antes de começar a dita transferência de recursos e tecnologia.

    Hoje esses motores são fabricados por empresas privadas japonesas, e nem preciso mencionar a diferença abissal entre o nosso programa espacial e o deles. Recentemente, os japoneses decidiram, de forma bem lógica, começar a se livrar da energia atômica que eles também desenvolveram.

    Enquanto a SpaceX deve estar precisando de uma base de lançamentos com menores custos operacionais, nós aqui preferimos dar apoio a ditaduras populistas, até a ditaduras de ditadores mortos (ou quase).

    Então basicamente é a Teoria do CAOS implantada, sob a gerência de indivíduos como o Sarney, o Collor o Lula e outros do mesmo quilate, isso sem contar com os criminosos condenados que tomam posse como deputados federais, membros do comitê olímpico local recebendo salários médios de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais de salário inicial não é erro de grafia), num país cheio de problemas rios de dinheiro gastos em obras inúteis e mal planejadas...

    Coloquem-se na pele de um dirigente Norte americano e tentem entender isso.

    Até agora, o Brasil só deu mostras inequívocas que dos Estados Unidos, ele só quer continuar sendo fornecedor de suco de laranja. O maior orçamento espacial do Mundo, aparentemente não nos interessa. É uma simples questão de opção.

    Muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que você falou. Mas não sei se devo criticar ou elogiar o governo da Venezuela, porque acho que foi uma jogada de mestre terem mantido o moribundo Chaves no poder, mesmo com boa parte da imprensa criticando. De repente disso tudo vai aparecer uma outra figura que vão alegar que "comandou o país no meio da crise do Chavez", intitulando-o de herói. Se derrubassem o Chavez agora teriam provavelmente que fazer eleições o que poderia ser um passo atrás para que a Venezuela se transformasse numa Cuba.

      Excluir
    2. Perdão Israel,

      Não falei em "derrubar" ninguém, o que disse e reafirmo, é que esse nosso governo populista, dá apoio a uma "interpretação" muito conveniente do "poder judicial" da constituição daquele país, "poder judiciário" esse, cujos membros são todos indicados pelo tal ditador.

      A minha opinião pessoal, é que o pior dos tipos de governo é o ditatorial, e quanto mais cedo um povo/país puder se livrar dele, tanto melhor.

      Abs.

      Excluir
  3. Prezado Senhor,

    Em resposta a sua mensagem, endereçada à Presidenta Dilma Rousseff, informamos que o assunto foi encaminhado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para análise e eventuais providências.

    Caso julgue necessário obter informações sobre o tratamento do assunto, recomendamos-lhe escrever ao setor pertinente.

    Cordialmente,

    Claudio Soares Rocha

    Diretoria de Documentação Histórica

    Gabinete Pessoal da Presidenta da República
    -------------------------------------------------------------------
    Resposta por email da presidenta Dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A iniciativa foi ótima, no entanto no Brasil a presidente é ao mesmo tempo chefe de governo, o que obrigatóriamente não permite que fique atenta a este tipo de cartas.

      Pessoalmente sou contra o regime presidêncialista (principalmente no Brasil), porque o presidente é chefe de governo e chefe de estado ao mesmo tempo. Em alguns outros países o chefe de estado (presidente) somente pode vetar leis e representar diplomaticamente o povo, sem interferir na construção das leis; e o chefe de governo (primeiro-ministro) é que escolhe seus ministros e fica responsável pela implementação de leis - e ambos são eleitos democraticamente. O presidente além de vetar leis (segundo a constituição), e de ter o poder de dissolver o parlamento, ainda tem algum tempo para ler e responder cartas, para visitar o país com mais frequência (aqui não tem tempo), e fazer apelos ao governo em nome do povo.

      Na Inglaterra o mesmo sistema parlamentarista existe, mas ao invés de haver uma Republica existe uma Monarquia (onde a rainha pouco faz senão o que faria um presidente parlamentarista). E ter um lider no regime presidencialista equivale a ter um rei que tem o poder para escolher seus próprios ministros enquanto está no poder (a única diferença é que aqui o lider supremo tem que ser reeleito de 4 em 4 anos).

      A única resposta possível a sua carta não podeia ser outra: "Fale com o departamento responsável, porque a presidente está ocupada".

      Excluir
  4. Continuo afirmando,

    A única forma de pressionar esses nossos "governantes" nesse nosso regime, é uma atitude severa partindo da base. Afinal de contas, todos eles, em última análise, são funcionários públicos, pagos com o nosso dinheiro

    Mas de uma base FORTE e UNIFICADA, coisa que ao que parece ainda estamos muito longe de ter.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário