Raupp Participa Hoje do Lançamento de Satélite Star One C3

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (08/11) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Ministro Marco Antônio Raupp irá participar hoje (09/11) na Base de Lançamento de Kourou, na Guiana Francesa, do lançamento do Satélite Star One C3 da EMBRATEL.

Duda Falcão

Ministro Participa de Lançamento
de Satélite Nesta Sexta-Feira

Ricardo Abel
Ascom do MCTI,
com informações da Star One
08/11/2012 - 20:47

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participará do lançamento do satélite de comunicação de terceira geração Star One C3 na tarde desta sexta-feira (9), na Guiana Francesa. O equipamento é voltado ao aumento da capacidade de comunicação do Brasil e da América Latina em geral, em substituição ao Brasilsat B3.

A empresa Star One, da Embratel, é responsável pela administração do satélite. O C3 foi fabricado pela norte-americana Orbital Sciences Corporation e será lançado pela Arianespace, da base localizada na cidade de Kourou. Pesa cerca de 3 toneladas e possui uma configuração que conta com 28 transponders em banda C e 16 em banda Ku (faixas de frequência).

Sua cobertura em Banda C abrangerá toda a América do Sul, incluindo o mar territorial brasileiro até a região do pré-sal, disponibilizando maior capacidade de comunicação para a indústria do petróleo. A banda Ku cobrirá o Brasil e a região andina.

O lançamento será transmitido em tempo real pelo site da Star One.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários

  1. Que grande legado deixou nosso ex-presidente FHC eihn!? Deu de bandeja uma área tão fundamental para a segurança, defesa e desenvolvimento do país como é a área de telecomunicações ao capital externo. Hoje quantos satélites de comunicação estão nas mão da empresa estrangeira chamada Claro/Embratel e com a cara mais deslavada do mundo ainda teima em dizer que é uma empresa brasileira. Onde vamos parar?

    ResponderExcluir
  2. Olha o que a falta de investimento em satélite nacional faz:

    R$ 28,9 milhões de prejuízo.
    Ministério autoriza compra de imagens de satélite para o Cadastro Ambiental Rural http://correiodobrasil.com.br/ministerio-autoriza-compra-de-imagens-de-satelite-para-o-cadastro-ambiental-rural/543170/#.UJ2bE-J9KSo

    Era pro país estar ganhando dinheiro vendendo imagens, não gastando dinheiro comprado-as. Depois tem gente que não sabe pra que serve investimento em conhecimento aeroespacial, desenvolvimento e lançamento de satélites PRÓPRIOS e acham que são gastos desnecessários.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo!

    Partindo da crença de que ambos comentários seja de uma única pessoa, parabenizo essa pessoa, se não for o caso, parabenizo a ambos por suas colocações.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Acho que atrazaram o lançamento do satélite 1 dia, ou seja, parece que vai ser lançado HOJE:

    http://www.forexpros.com.pt/news/mercado-de-ações-e-financeiro/arianespace-adia-lançamento-de-satélite-brasileiro-e-outro-europeu-56614

    ResponderExcluir
  5. Olá Israel!

    Valeu amigo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário