Pesquisador do INPE Torna-se Membro de Org. Internacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (07/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informando o pesquisador do instituto, Gilberto Câmara (ex-diretor) tornou-se membro do Science Advisory Board, conselho consultor para a Área de Ciência criado pela Creative Commons (CC).

Duda Falcão

Pesquisador do INPE é Membro
de Organização Internacional de
Compartilhamento de Dados

Quarta-feira, 07 de Novembro de 2012

Gilberto Câmara, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), tornou-se membro do Science Advisory Board, conselho consultor para a área de Ciência criado pela Creative Commons (CC), organização não governamental sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de obras artísticas, científicas e criativas em geral.

Com sede em São Francisco, Estados Unidos, o CC promove licenças que permitem a cópia e compartilhamento aberto das obras. As imagens de satélite distribuídas pelo Centro de Dados de Sensoriamento Remoto do INPE, bem como os mapas de seus programas de monitoramento da Amazônia PRODES e DETER, por exemplo, são distribuídos na internet por uma licença CC.

“O convite para minha participação no Science Advisory Board resulta do reconhecimento internacional por minha liderança ao promover e lutar pela difusão ampla de dados científicos, tanto os produzidos pelo INPE quanto os gerados por outras instituições no Brasil e no exterior”, comenta Gilberto Câmara.

Anthropocene

Além do convite da CC, Gilberto Câmara também acaba de ser chamado a fazer parte do Conselho Editorial da "Anthropocene", uma nova revista científica que aborda as mudanças globais com foco na interação entre o homem e a natureza, bem como a influência das atividades humanas no ambiente terrestre.  Para o pesquisador, trata-se de mais um reconhecimento da importância do trabalho da equipe do INPE na área de Mudanças Globais.

Gilberto Câmara é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), mestre e doutor em Computação pelo INPE. Líder da equipe de P&D em Geoinformática e Modelagem Ambiental do Instituto, defende a distribuição mundial de dados orbitais de média resolução e é responsável pelo estabelecimento de uma política de acesso livre aos dados sobre desmatamento e às imagens do satélite sino-brasileiro CBERS.  É também professor dos cursos de pós-graduação em Computação Aplicada e Ciência do Sistema Terrestre do INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza o senhor Gilberto Câmara pela nomeação.

Comentários