Pesq. do IEAv Participa de Estudo Internacional na França

Olá leitor!

Segue uma nota postada dia (06/11) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que um pesquisador do instituto participou na França de um trabalho de intercomparação internacional de laboratórios de metrologia de nêutrons com pesquisador do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN).

Duda Falcão

Mais um Passo é Dado Sobre os Estudos
dos Efeitos da Radiação Ionizante de Origem
Cósmica Sobre as Aeronaves e Tripulações

06/11/2012

O Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Dr. Claudio Antônio
Federico, participou de um trabalho de intercomparação internacional de laboratórios de metrologia de nêutrons em cooperação com o pesquisador Dr. Walsan Wagner Pereira, pertencente ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN), que ocorreu nas instalações AMANDE do Laboratório Francês IRSN (Institut de Radioprotection et du Sureté Nucleaire), na cidade de Cadarache, França, na semana de 08 a 12 de outubro de 2012.

O experimento consistiu na medição de fluxos de nêutrons monoenergéticos com fluências bem determinadas e o seu resultado ajudará a estabelecer o padrão de referência para a medição de fluxo de nêutrons no Brasil nos próximos anos.

Tal experimento é fundamental no esforço que vêm sendo desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados - IEAv com a finalidade de criar condições de ensaio e medição para estudar os efeitos da radiação ionizante de origem cósmica sobre sistemas eletrônicos embarcados em aeronaves (aviônicos) e sobre tripulações, onde os nêutrons são os principais responsáveis por falhas de circuitos e sistemas embarcados e pela dose depositada em tripulações.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários