Perspectivas do PEB Para os Próximos 6 a 7 Meses

Olá leitor!

Apesar dessa possibilidade da saída do ministro Marco Antônio Raupp do MCTI e a possível volta do Menestrel Mercadante levantada ontem pelo jornal “O VALE” (que se verdadeira for é mais um desatino desse governo desastroso da presidente DILMA ROUSSEFF), a vida continua para os valorosos servidores (civis e militares) que atuam nas instituições do PEB.

Caso não venha haver mais contratempos, nos próximos seis a sete meses deverão ocorrer atividades espaciais com alguns resultados significativos no Programa Espacial Brasileiro. Se não vejamos:

* Operação Iguaíba - Operação de lançamento de dois foguetes do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), sendo um Foguete de Treinamento Básico (FTB) e um foguete VS-30/Orion com experimentos abordo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Segundo foi divulgado essa operação deverá se iniciar dia 19/11 estendo-se até a primeira quinzena do mês de dezembro.

* Operação Barreira VIII - Operação de lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) que deverá ocorrer ainda esse mês de novembro ou em dezembro desse ano.

* Operação Santa Bárbara - Pré-campanha do VSISNAV, conhecida como MIR – Mock-up para Ensaios de Interface de Redes Elétricas do VLS-1, que está prevista para acontecer no começo de 2013. Esta operação será parecida com a “Operação Salina”, também com motores inertes, porém com outro foco e mais completa.

* Operação SARA - Operação de lançamento do “SARA Suborbital 1” a se realizar do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) através do versátil foguete VS-40M. Essa operação deverá ocorrer logo após a realização da “Operação Santa Bárbara” ainda no primeiro semestre de 2013.

* CBERS-3 - Campanha de lançamento do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-3) que deverá ocorrer do Centro de Lançamento de Taiyuan, na China, ainda no primeiro semestre de 2013.

* Nanosatc-BR 1 - Campanha de lançamento do primeiro cubesat brasileiro que deverá ocorrer de carona (carga piggyback) de um foguete chinês ou indiano, ainda no primeiro semestre de 2013.

Duda Falcão


Fonte: Diversas

Comentários

  1. Caro Duda Falcão,

    Esta informação sobre o lançamento do CBERS-3 em 2013 é oficial?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rui!

    Não amigo, como disse no título do artigo, são somente perspectivas.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Duda
    Será possível lançar pequenos satélites do VLS-1 ou do VLM-1?

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos!

    O VLS-1 tem a capacidade de lançar satélites de até 250kg em órbita baixa. O VLM-1 em sua concepção inicial tem a capacidade de lançar satélites de até 150kg em órbita baixa. Ambos teriam condições de lançar pico, nano e microsatélites sem problemas, sendo que com exceção dos microsatélites, os outros teriam que ser lançados como carga piggyback, para que a missão fosse economicamente viável. A outra opção seria lança-los por atacado (todos juntos num grande pacote).

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. se for verdade, já sai tarde o Raupp...
    e seria bom que ele levasse junto o presidente da AEB

    ResponderExcluir

Postar um comentário