O CEFAB e o Observ. Antares, a Bahia Também Colabora

Olá leitor!

Como todos que acompanham o blog diariamente devem saber, eu sou da “Boa Terra”, baiano da gema, Soteropolitano de nascimento, e graças a Deus, torcedor do maior e mais bem sucedido clube de futebol do Norte e Nordeste do país (eu sei que isso vai gerar polemica entre alguns de meus leitores, mas quanto a fatos, não há argumentos), ou seja, o glorioso “Esporte Clube Bahia”.

Entretanto, pouco tenho feito para divulgar as atividades relacionadas com as ciências espaciais de meu estado, seja por desconhecimento dessas atividades ou então por falta também de acesso a noticias sobre essas mesmas atividades.

No dia de ontem, estive por quase 40 minutos, por telefone, conversando com o Sr. Carlos Cássio Oliveira, presidente do “Grupo de Pesquisa Aeroespacial da Bahia - Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia (CEFAB) (http://www.grupocefab.com.br/), organização esta que eu não tinha a mínima ideia de sua existência e que a partir de agora ajudarei na sua divulgação.

O Sr. Carlos Cássio, ex-piloto da VASP, foi aluno do pioneiro do PEB, Prof. Félix Santana (reveja a entrevista com o Professor Félix realizada em janeiro desse ano clicando aqui) e ficamos de marcar um encontro para comermos uma pizza na semana que vem e assim conversarmos sobre as atividades de sua organização.

O Sr. Carlos demonstrou ser leitor assíduo de nosso blog e admirador de nosso trabalho, o que me deixou bastante satisfeito, pois manifestações como estas nos estimula a continuar trabalhando.

Aproveitando a oportunidade, também gostaria de citar aqui o grande trabalho que vem sendo realizado na Bahia pelo "Observatório Astronômico Antares" da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), grande cidade baiana localizada aproximadamente a 120 km da bela cidade de São Salvador, capital do estado.

Vale lembrar que, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) é uma das 13 instituições formada por universidades e institutos de pesquisas brasileiros que estão envolvidos com a inovadora Missão ASTER, primeira sonda brasileira de espaço profundo que tem como objetivo orbitar o Asteroide Triplo 2001SN263, isto é, se a Dilma e seu Blue Cats permitirem. Pena que minha tentativa de contato com a UEFS visando uma entrevista sobre a participação da mesma no projeto não surtiu efeito.

Logo da Missão Aster

Abaixo trago para o leitor o vídeo institucional sobre o “Observatório Astronômico Antares” para que assim o leitor possa conhecer um pouco mais sobre esse importante centro baiano e quem sabe visitá-lo quando estiver de passagem pela Bahia.

Duda Falcão

Vídeo Institucional do
"Observatório Astronômico Antares" da UEFS


Fontes: Grupo de Pesquisa Aeroespacial da Bahia e o site do Observatório Astronômico Antares da UEFS.

Comentários

  1. Essas imagens só provam que o orçamento não é, necessariamente, o fator limitante, mas iniciativa e boa vontade fazem toda a diferença.

    Parabéns ao pessoal do CEFAB e da UEFS em geral e especificamente ao pessoal do Antares que eu já conhecia "virtualmente".

    Grande Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Relativamente à missão ASTER, eles ainda planeiam lançar a sonda através de um foguete russo? Se não me engano, sabendo que está previsto seu lançamento para 2015, não se poderá optar por fazer o lançamento a partir do VLS-1, que pelo depoimento do brig. Kasemodel, também tem previsão de ficar pronto nesse mesmo ano (claro se se cumprirem as datas).

    O VSL-1 teria capacidade de levar adiante essa missão?

    ResponderExcluir
  3. Olá Israel!

    Eu não creio que o VLS-1 tenha essa capacidade, até porque a inserção em um trajetória de escape da atmosfera da Terra exige uma precisão muito grande e um empuxo que o VLS-1 não dispõem. Pelo que sei a ideia é lançar de um submarino através de um míssil russo, mas primeiro ela tem de ser construída e a pergunta que fica é: Será construída? Que Dilma e seus Blue Cats respondam a pergunta.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário