INPE Recupera Dados Meteorológicos da Estac. Com. Ferraz

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (09/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que os Dados Meteorológicos da Estação Antártica Comandante Ferraz foram recuperados pelo instituto.

Duda Falcão

Dados Meteorológicos da
Antártica São Recuperados

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2012

Desde o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em 25 de fevereiro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) se esforça para manter a coleta de dados climáticos na região. A estação meteorológica automática está instalada em módulo que não foi afetado pelo fogo, mas que deixou de funcionar por falta de energia elétrica.

Para manter a série histórica dos dados de meteorologia, cujas medidas têm sido tomadas desde o verão de 1984-1985, cerca de um mês após o acidente o INPE providenciou a instalação de painéis solares e baterias para sua instrumentação na EACF, localizada na Ilha do Rei George, no Arquipélago das Shetland do Sul, Antártica.

Informações que desde o acidente têm ficado armazenadas no módulo meteorológico do INPE foram recuperados em 5 de novembro, quando uma equipe do instituto retornou ao local com o apoio da Marinha, a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano.

Antes do incêndio as informações eram enviadas em tempo real para os pesquisadores no instituto.  Hoje não há energia suficiente para a transmissão online e os dados precisam ser descarregados diretamente da instrumentação.

A capacidade de armazenamento da estação meteorológica automática é limitada, sendo importante o retorno ao local da EACF para impedir que os dados gravados a partir de abril, quando foram instaladas novas baterias, sejam apagados para dar espaço às novas informações do monitoramento diário.

Torre meteorológica do INPE na área da EACF


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários