INPE Envia Servidores a Empresa que Prejudicou o CBERS-3

Olá leitor!

Diário Oficial da União (DOU) de hoje (12/11), publicou três despachos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) autorizando o afastamento do país de três servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para participarem de reunião técnica com a empresa Modular Device Inc., fornecedora de componentes eletrônicos para uso espacial, a fim de discutir os processos de fabricação e testes. Abaixo segue os despachos do ministério como publicado no DOU.

Duda Falcão

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

GABINETE DO MINISTRO

DESPACHOS DO MINISTRO
Em 9 de novembro de 2012

Afastamentos do país autorizados na forma do Decreto nº 1.387, de 07 de fevereiro de 1995:

ANTONIO CARLOS TEIXEIRA DE SOUZA, Tecnologista do INPE, participar de reunião técnica com a empresa Modular Device Inc., fornecedora de componentes eletrônicos, para uso espacial a fim de discutir os processos de fabricação e testes, em Shirley, EUA, no período de 10.11 a 14.11.2012, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

CARLOS ANTONIO SORIANO FREIRE, Tecnologista do INPE, participar de reunião técnica com a empresa Modular Device Inc., fornecedora de componentes eletrônicos, para uso espacial a fim de discutir os processos de fabricação e testes, em Shirley, EUA, no período de 10.11 a 14.11.2012, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

RENATO OLIVEIRA DE MAGALHÃES, Tecnologista do INPE, participar de reunião técnica com a empresa Modular Device Inc., fornecedora de componentes eletrônicos, para uso espacial a fim de discutir os processos de fabricação e testes, em Shirley, EUA, no período de 10.11 a 14.11.2012, com ônus para o INPE. Art. 1º, inciso V.

MARCO ANTONIO RAUPP

Para que fique mais claro ao leitor o que pode significar à viagem desses três servidores do INPE a cidade de Shirley, nos Estados Unidos, a empresa Modular Device Inc. é a mesma empresa responsável pela fabricação dos componentes conversores DC/DC que falharam durante a integração na China do modelo de voo do Satélite CBERS-3. Bem leitor, isso pode significar mais atrasos no lançamento do satélite, ou talvez esses servidores foram enviados para prevenir que o mesmo erro venha ocorrer com esses componentes quando da integração do Satélite CBERS-4. Afinal, antes prevenir do que remediar, né verdade, e provavelmente os chineses não gostaram nada do ocorrido e devem estar pressionando para que erros como esse não ocorram novamente. Se eu estivesse no lugar deles, pelo menos seria assim que eu procederia.

Duda Falcão


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 2 - pág. 10 - 12/11/2012

Comentários

  1. Creio que uma das questões é que os EUA não veem com bom olhos o CBERS por vários motivos, entre eles a cooperação com a China, uso das imagens para fins militares (os EUA não classificam o CBERS como uma missão com fins científicos), acho que outra questão seria a comercial, já que o INPE distribui gratuitamente as imagem para vários países, tomando mercado das empresas americanas de sensoriamento remoto. o

    O seja O CBERS não é um bom negocio para os EUA.
    Escrevi estes comentários supondo que as falhas sejam proposital .

    Assinei a petição sobre a ACS.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!

      Veja bem amigo, o CBERS é um satélite de Sensoriamento Remoto e sendo assim suas câmeras não tem resolução suficiente para atender ações que não sejam de sensoriamento ambiental, não tendo utilidade militar. O problema dos americanos com o Programa CBERS, não é exatamente o program em si e sim a aproximação do Brasil com a China, já que isso abre oportunidades de desenvolvimento tecnológico espacial para o Brasil com um país ao qual os americanos não tem influência política para impedir. Infelizmente para nós os nossos representantes políticos são tão abaixo da crítica, tão estúpidos e burros, que mesmo tendo essa oportunidade de ouro (e olha que esse acordo já completou 24 anos), até hoje esses energúmenos não souberam politicamente tirar proveito disso. Obrigado amigo por nos apoiar assinando a petição.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Honestamente, estão ainda persistindo em fazer acordo om os EUA? Ou estão somente prestando contas das falhas? Com certeza os chineses devem estar zangados. O Brasil foi recorrer logo EUA para cumprir com os seus 50% de participação no satélite...

    Não sei o quão importante é essa pecinha, mas já deixa de ser 50% de participação brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Olá Israel!

    Eu creio amigo que como esse acordo deve ter sido assinado anos atrás, o mesmo deve incluir esses componentes para o futuro CBERS-4, e assim sendo, o INPE deve estar se prevenindo para evitar novos erros.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. O estranho disso tudo é que nesse acordo com os Chineses, a tecnologia de lançadores deles é tão desinteressante quanto a dos Ucrânianos, visto que os combustíveis são os mesmos.

    Pelo que andei lendo a respeito, os Chineses absorveram a tecnologia que o Brasil possuia na época da assinatura do acordo, como era de se esperar, copiaram tudo e agora já nos ultrapassaram.

    Então sério: esse acordo para o CBERS como vários outros, não tem nada de bom para o Brasil.

    E menos ainda, continuar recorrendo a empresas Americanas para o que quer que seja nessa área...

    #refletir

    ResponderExcluir
  5. Caro Marcos!

    Não fizemos acordo com os chineses na área de foguetes. O único acordo feito com a China até hoje se restringe ao Programa CBERS. O acordo do programa CBERS foi benéfico e ainda o é, pois permitiu o Brasil desenvolver tecnologias que antes não dominávamos. Entretanto, poderia ter sido muito mais benéfico e poderíamos ter avançado em outras áreas se esses energúmenos tivesse visão e atitude, inclusive na área de foguetes, educação, pesquisas espaciais conjuntas, entre tantas outras áreas, as oportunidades eram inúmeras e ainda o são. O fato dos foguetes chineses serem tóxicos não quer dizer muita coisa, pois era só propor parcerias nessa área que buscasse o desenvolvimento conjunto de tecnologias de motores-foguetes mais ecologicamente corretas. Perdemos e continuamos perdendo uma grande oportunidade, oportunidade essa que já está sendo aproveitada por várias outras agências espaciais do mundo. Mas enfim...

    Abs

    Duda Falção
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário