Iniciada a Operação Barreira VIII e Tangará I no CLBI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/11) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que foi iniciada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) a “Operação Barreira VIII” que deverá lançar dia 07/11 um Foguete de Treinamento Básico (FTB) e a "Operação Tangará I", que deverá lançar dia 13/11 um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI).

Duda Falcão

Iniciada a Operação Barreira VIII
e Tangará I no CLBI

CLBI/DCTA
05/11/2012

Ocorrerá, durante o período de 5 a 14 de novembro, as Operações Barreira VIII e Tangará I com previsão de lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) e um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), respectivamente nos dias 7 e 13 do mês corrente, às 15:00 local.

Estas Operações tem como finalidade garantir a qualificação técnica e operacional das equipes do Centro, a manutenção dos meios operacionais e a obtenção de dados para a qualificação e a certificação dos referidos veículos – FTB e FTI, cumprindo as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais.

Será o primeiro lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário a partir das Plataformas do CLBI. Com massa total de 490 kg, a previsão do apogeu, alcance e duração do voo do FTI, é, respectivamente, 56 km, 80 km e 3 minutos e 44 segundos.

Simultaneamente às Operações de Lançamento, o CLBI rastreará, no dia 9, o veículo ARIANE VA210, lançado na Guiana Francesa levando um dos satélites passageiros - STAR ONE C3 - para utilização brasileira.



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Bom leitor, peço desculpa a você pois a informação que passei no início da tarde de hoje na nota “Perspectivas do PEB Para os Próximos 6 a 7 Meses” sobre a Operação Barreira VIII, não estava exatamente correta, pois o FTI citado por mim para ser lançado nesta operação na realidade será lançado na “Operação Tangará 1”.

Comentários