IEAv Realiza com Sucesso a 4ª Edição do Werice Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (01/11) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) entre os dias 20 e 31/10 a 4ª edição do Werice Aeroespacial.

Duda Falcão

IEAv Realizou Evento Sobre os
Efeitos da Radiação em
Componentes de Uso Aeroespacial

ACS/DCTA
01/11/2012

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no Memorial Aeroespacial Brasileiro, entre 29 a 31 de outubro, a quarta edição do Werice Aeroespacial, evento de caráter científico que tratou sobre os efeitos da radiação ionizante em componentes de uso aeroespacial.

Com objetivo de promover a integração entre órgãos de formulação de políticas de P&D e de fomento ao Programa Espacial Brasileiro, instituições de pesquisa, universidades e empresas, o IV Werice Aeroespacial teve como tema central a “Capacitação das instituições e empresas brasileiras para a especificação, seleção, aquisição, produção, testes e qualificação de componentes e sistemas eletrônicos robustos tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais” e a programação foi composta por apresentações institucionais, palestras, apresentação de trabalhos científicos, pôsteres e minicursos ministrados por diversos especialistas estrangeiros sobre a temática em questão.

O Werice Aeroespacial é o quarto de uma série de eventos que o IEAv promove para o setor aeroespacial. Nos eventos anteriores do instituto, houve a participação de representantes de órgãos governamentais, pesquisadores de instituições de P&D, professores e estudantes de universidades e engenheiros e empresas do setor.

Alguns dos tópicos abordados no evento deste ano foram: ambiente radioativo espacial e aeronáutico, sistemas eletrônicos espaciais e aviônicos, anomalias em espaçonaves e aeronaves, efeitos da radiação em sensores, células solares e elementos óticos, testes em radiação e testes com lasers, robustecimento por software, dosimetria, blindagens e projeção radiológica aeroespacial etc.


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários