IAE Apresenta SAMF aos Participantes da 10ª REPID

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (07/11) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto durante a visita hoje dos participantes da “10ª Reunião sobre Projetos de CT&I de Interesse da Defesa”, foi apresentado o “Modelo de Qualificação do Sistema de Alimentação de Motor Foguete a Propulsão Líquida (SAMF)”, entregue ao IAE pela empresa Orbital Engenharia esta semana.

Duda Falcão

IAE Recebe Participantes da 10ª REPID

Campo Montenegro, 07/11/2012


Instituto de Aeronáutica e Espaço recebeu nesta quarta-feira os participantes da 10ª Reunião sobre Projetos de CT&I de Interesse da Defesa.

A comitiva, composta por integrantes do Ministério da Defesa, e dos Comandos da Aeronáutica, Exército e Marinha, foi recebida pelo Exmo Sr Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o Modelo de Qualificação do Sistema de Alimentação de Motor Foguete a Propulsão Líquida (SAMF), entregue pela empresa Orbital, esta semana, ao IAE.

O SAMF é composto de três reservatórios: um reservatório de combustível, um reservatório de oxidante e um reservatório de gás pressurizado. Esse sistema será submetido aos ensaios de qualificação na Divisão de Propulsão Espacial (APE) do IAE.

Também tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto DPA-VANT (Decolagem e Pouso Automáticos de Veículos Aéreos Não Tripulados, o Projeto VLM (Veículo Lançador de Microssatélites)e o Projeto da TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência).

Durante a visita ao Laboratório de Ensaios Dinâmicos (LED), da Divisão de Integração e Ensaios (AIE),onde foi montada uma exposição dos projetos do IAE, os visitantes puderam acompanhar o Ensaio da Carga Útil que será utilizada na Operação Iguaíba (lançamento do VS-30/Orion), que terá início a partir do dia 18 nov no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Que beleza leitor. É verdade que é ainda um Modelo de Qualificação do SAMF, mas isso significa que se houver verbas suficiente o motor L5 poderá finalmente ser testado em vôo em breve quem sabe até mesmo no ano vem. Vamos torcer.

Comentários

  1. Estou emocionado! Que notícia!! Que notícia!! =D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Tomara que o foguete a propulsão liquida L5 voe mesmo o mais cedo possível. Fiquei muito feliz também só de ver a maquete, mesmo à distância, do L75. Fico esperançoso por ver que esses motores são prioriedade para o desenvolvimento do PEB.

    ResponderExcluir
  3. Do modelo de qualificação até o modelo de vôo ainda faltam quantas etapas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!

      Veja bem, eu creio que o primeiro é o Modelo de Engenharia, depois o Modelo de Qualificação e depois o Modelo de Vôo, ou seja o próximo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Na foto aparece o L75, é apenas uma maquete?

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo!

    Sim, é apenas uma maquete do L75.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  6. O motor acoplado ao SAMF de qualificação é o L-15.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo!

    Não creio amigo, deve ser o L5.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  8. Veja a foto e as fotos do L-15, além disso, compare os tamanhos.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  9. Olá Anônimo!

    Não é por ai amigo, apesar de não parecer, o tamanho de um e do outro é o mesmo. Além disso, o L15 não finalizou seus testes de qualificação e o projeto encontra-se parado aguardando recursos financeiros e humanos disponíveis. Assim sendo, o seu uso neste momento no SAMF inviabilizaria os testes de qualificação de todo o sistema. Portanto deve ser o L5.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Duda,

      O motor acoplado ao SAMF é de fato o L15. Na verdade o segundo Modelo de Desenvolvimento. É fácil diferenciar pelas flanges que aparecem nele. As flanges foram introduzidas nas duas versões de desenvolvimento fabricadas do L15 para testes e facilitar eventuais substituições.

      Saudações.

      Excluir
    2. Olá Anônimo!

      Não sei quem é você, mas me parece que tens conhecimento pra fazer essa afirmação. Assim sendo, vou aceitá-la como verdadeira.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  10. Esse seria nosso primeiro foguete líquido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bobdirlei!

      O SAMF significa (Sistema de Alimentação Motor-Foguete) que está sendo desenvolvido para ser acoplado a motores-foguetes líquidos como o L5 e o L15. Respondendo sua pergunta, esse SAMF da foto é apenas um "Modelo de Qualificação" que muito provavelmente está acoplado a um motor-foguete líquido L5, qualificado que foi recentemente em solo. A intenção do IAE (quando eles estiverem com o "Modelo de Vôo" pronto) é testa-lo em vôo utilizando-o como segundo estágio de novo foguete de teste denominado VS-30/L5.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  11. Duda,
    Pode me dizer o que é a penúltima foto?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá Carlos!

    É a turbina do Projeto da TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência).

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário