CLBI Participa da CIENTEC Divulgando Seus Projetos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (03/11) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o centro divulgou sua missão institucional e projetos em desenvolvimento durante a realização da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC)”, organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Duda Falcão

CIENTEC – Barreira do Inferno Divulga
Missão Institucional e Projetos
em Desenvolvimento

03/11/2012

Durante a XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC, sob o tema: “Energia: sustentabilidade, desenvolvimento e seus impactos”, o CLBI participou das atividades desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Escola Agrícola de Jundiaí (EJA), no município de Macaíba.

Segundo estimativas da UFRN, responsável pela CIENTEC, oitenta mil visitantes prestigiaram o evento.

Nesta oportunidade, a Barreira apresentou sua missão institucional, deu visibilidade aos Projetos desenvolvidos neste Centro e abriu as possibilidades de desenvolvimento conjunto com instituições através de parcerias e convênios.

O Centro expôs na UFRN, durante a CIENTEC, o Foguete de Treinamento Básico com duas cargas úteis, sendo uma aberta. Esta configuração possibilitou aos engenheiros e técnicos da Barreira agregar aos acadêmicos e visitantes conhecimentos técnico-científicos sobre os veículos espaciais.

Na EJA, foram apresentadas palestras sobre o Programa Espacial Brasileiro, a missão institucional do CLBI e realizadas oficinas de construção do VLS-PET.
“A Barreira do Inferno reafirmou sua vocação científico-tecnológica e interagiu com o público visitante a fim de promover a construção de uma sociedade desenvolvida, consciente e justa”, ressaltou o Assessor de Comunicação Social do CLBI, Primeiro-Tenente Elio Cesar da Silva Fonseca.



Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentário: Como é bom observar que o COMAER através do CLBI tem a preocupação de buscar parcerias e convênios com outras instituições possibilitando assim o desenvolvimento de novos projetos conjuntos. Essa iniciativa é muito positiva e vale lembrar que tudo começou pelo que sei com o projeto conjunto de um GPS para foguetes entre o CLBI e a UFRN (veja a nota: “UFRN Desenvolve GPS Exclusivo para Foguetes”), passando então em fevereiro de 2010 pela assinatura entre as duas instituições de uma parceria visando o aproveitamento dos recursos humanos e materiais de ambos os órgãos federais (Veja a nota: “CLBI Lança Bases de Parceria Científica com UFRN”) e culminou em outubro do ano passado (durante a realização da “Operação Barreira V”) com o COMAER/CLBI disponibilizando espaço  em seus foguetes de treinamento (FTB, FTI e o futuro FTA) para que instituições universitárias e de pesquisas brasileiras possam realizar suas pesquisas (veja a nota: “COMAER Abre Oportunidade de Vôo para seu Experimento”). Entretanto seria bom que a assessoria de comunicação do COMAER/CLBI disponibilizar-se uma nota esclarecendo a opinião pública do país como vai o andamento dessa nova oportunidade oferecida à comunidade científica brasileira.

Comentários

  1. É isso ai!

    Como venho dizendo, espero não ter mais que ver nas descrições das missões como os Fogtrein, um texto igual ao que foi divulgado no posta anterior aqui no Blog, ou seja:

    "Experimentos Embarcados: - Não houve".

    Já temos muitos problemas. Não podemos disperdiçar esses recursos.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Sério...

    Pode parecer pouco, mas essa foi, na minha opinião, uma das melhores notícias divulgadas aqui nos últimos tempos, principalmente considerando as nossas dificuldades todas.

    Porém, como o Duda ressaltou, essa possibilidade deveria ser muito melhor divulgada e principalmente melhor aproveitada por nossas universidades, escolas técnicas e outras instituições de pesquisa.

    Vamos tentar ajudar de alguma forma nessa divulgação !

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário