CLBI Lançou Ontem Foguete FTB da Operação Barreira VIII

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (08/11) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o centro lançou ontem (07/11) o décimo Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

Operação Barreira VIII Lançou
Décimo Foguete de Treinamento Básico

08/11/2012

Foi lançado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – Parnamirim – RN, às 15:00 h, o Foguete de Treinamento Básico (FTB), conforme cronograma operacional do Centro.

A Operação objetivou manter a capacitação dos recursos humanos e os meios operacionais, além de obter a qualificação e a certificação do foguete, cumprindo as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais.

Realizamos o décimo lançamento do FTB e estamos preparados para realizar o primeiro lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário”, assinalou o Coordenador de Lançamento – Major Aviador Bruno Cesar Jahnsen, referindo-se ao veículo com previsão de lançamento na Operação Tangará I, dia 13.


Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentários

  1. Então este foguete está pronto para ser comercializado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Respondendo a sua pergunta, não está ainda não. Só estará quando o IFI finalmente certificá-lo, como aconteceu com o VSB-30.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Pequena contribuição:

    Satélite para serviços de comunicação será lançado hoje 9/11/2012 ► http://migre.me/bHv77

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anônimo!

      Já postei a notícia no blog. Se puder, e tiver interesse, participe assinando a Petição Pública da ACS. O link para página da Petição está na coluna da esquerda no blog.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Os foguetes de treinamento FTB e FTI podem levar carga científica?

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos!

    Tem sim amigo, como também terá o futuro Foguete de Treinamento Avançado (FTA) que está sendo desenvolvido pela Avibrás. Até onde eu sei, o COMAER inclusive colocou recentemente a disposição da Comunidade Científica Brasileira esses foguetes para realização de seus experimentos. Entretanto, pelo que parece nenhum deles ainda foi utilizado dessa forma.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Sobre isso, se alguém aqui do Blog pertencer aos quadros ou tiver contato com o pessoal da Avibras e tiver como obter informações técnicas confiáveis tipo dimensões, peso total, peso da carga útil e apogeu máximo de cada modelo, inclusive para o projetado FTA, por favor me ajudem a documentar essa família de foguetes de treinamento tão interessante.

    Preciso que a fonte seja confiável, ou seja o ideal é que esses dados fossem explicitamente publicados ou no site da própria Avibras ou no site de um dos órgãos envolvidos com os lançamentos.

    Grato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário