CLA Lançou Ontem com Sucesso Novo FTB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou ontem (31/10) com sucesso o Foguete de Treinamento Básico (FTB) da “Operação Falcão VI”.

Duda Falcão

CLA Lança Com Sucesso o Sexto Foguete
de Treinamento do Ano

CLA
01/11/2012

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançou com sucesso, na quarta-feira, 31 de outubro, o sexto Foguete de Treinamento Básico (FTB) do ano. O lançamento integra as atividades da Operação Falcão VI que tem por objetivo testar os meios e capacitar as equipes envolvidas com as operações de lançamentos nos centros espaciais brasileiros.

O FTB foi lançado às 15h03, horário local, atingiu uma distância em linha reta de 16 quilômetros do local de lançamento. As informações do sistema de rastreio mostraram que o veículo seguiu os parâmetros previstos. O foguete atingiu 32,06 quilômetros de altitude (apogeu) em 78 segundos de voo. Ao todo, o veículo gastou 167 segundos em sua trajetória de voo até alcançar o ponto de impacto determinado para a operação.

Com o lançamento de hoje o FTB, foguete de fabricação nacional, fica cada vez mais próximo de obter qualificação e certificação junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A partir disso, será possível repassar tecnologias utilizadas em atividades do tipo à indústria para o aperfeiçoamento do projeto e desenvolvimento de novos produtos.

A Operação Falcão VI faz parte do cronograma de atividades do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) para 2012. Na primeira quinzena de dezembro, o CLA deve voltar a lançar mais um foguete de treinamento e outro de sondagem durante a Operação Iguaíba, que será realizada a partir do próximo dia 19 de novembro em Alcântara.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Vale dizer leitor que segundo o Brig. Kasemodel nessa “Operação Iguaíba” será lançado um foguete VS-30/Orion com uma carga útil com experimentos do INPE e do IAE. Vale lembrar também que o ultimo foguete desse tipo lançado do Brasil foi o “VS-30/Orion V02” da “Operação Pirapema” com experimentos de interesse do DLR, do Institute for Physical Space Research, também da Alemanha, e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), cujo objetivo era investigar a energia e a eletrodinâmica nas regiões E e F da ionosfera equatorial. O lançamento ocorreu em 23/11/2002 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Comentários

  1. Caramba diferença de 10 anos entre os lançamentos !

    ResponderExcluir
  2. Olá André!

    É verdade amigo, mas temos de levar em conta que esse foguete foi desenvolvido mais para atender as necessidades da DLR e assim foi, mas é bom vê-lo novamente sendo lançado do Brasil.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. 10 anos de intervalo para lançar um foguete do porte VS-30 é uma vergonha para o programa espacial brasileiro! Deviam ser lançado ao menos 1 por ano carregando algum experimento científico brasileiro!




    ResponderExcluir
  4. Olá Mensageiro Espacial!

    Eu concordo que a frequência de vôos desse tipo deveria ser de pelo menos um vôo anualmente (o ideal seria três por ano), mas outros vôos foram realizados com experimentos nos últimos dois anos. Sendo a "Operação Maracati II" em 12/12/2010 com o VSB-30 V07, com cargas úteis do Programa Microgravidade da AEB e a "Operação Brasil-Alemanha" em 02/12/2011 com o VS-30 VO8, com cargas uteis do DLR alemão. Como você pode notar, nos últimos dois anos tem sido pelo menos um vôo desse tipo anualmente, mas você está certo, é muito pouco. Só corrigindo você, o VS-30, não é do porte do VS-30/Orion que será lançado agora em novembro.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda acho que nessa realidade bicuda que nos encontramos, os FTBs e FTIs deveriam levar algum tipo de experimento, mesmo que bem simples.

    Lançar esses foguetes, pra manter o pessoal de lançamento treinado e a postos, justamente por conta das nossas limitações orçamentárias, é uma boa idéia.

    Mas porque não aproveitar e treinar também o pessoal de integração, rastreio e aquisição de dados de cargas úteis "vivas", mesmo com experimentos universitários simples?

    Eu acho que seria uma boa.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. oi duda
    vc poderia dizer o que são as regiões E e F da ionosfera equatorial?

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo!

    Não, não tenho essa informação, mas foi assim que foi divulgado na época. Entretanto, creio que você possa buscar essa informação procurando na internet.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  8. Existe um artigo sobre a Ionosfera, que me parece bem completo, e trada das tais camadas.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário