CBERS-3 Só Poderá Ser Lançado em Dezembro

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/11) o site português “Boletim em Órbita” destacando que caso o Satélite CBERS-3 venha a ser lançado em 2012, esse lançamento só poderá acontecer em Dezembro.

Duda Falcão

CBERS-3 Só Poderá Ser Lançado em Dezembro

Rui C. Barbosa
07/11/2012


Caso o satélite sino-brasileiro CBERS-3 seja lançado em 2012, o lançamento só poderá ter lugar no mês de Dezembro. Isto acontece porque o próximo lançamento a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, a partir de onde o CBERS-3 será colocado em órbita, está agendado para o dia 11 de Novembro com um foguetão CZ-2C Chang Zheng-2C a colocar em órbita o satélite chinês HJ-1C Huanjing-1C juntamente com o satélite XY-1 Xiyang-1. Nesta altura este centro de lançamento só tem activa a Plataforma de Lançamento LC9.

Como a sequência de preparação de um foguetão lançador tem uma duração de cerca de 22 dias, e assumindo que o lançamento do HJ-1C não é adiado, o lançamento do CBERS-3 só poderá ter lugar em Dezembro, nomeadamente a partir do dia 3 de Dezembro (sendo esta uma data puramente especulativa!!!).

De salientar que as mais recentes informações (não oficiais) indicam que o lançamento terá lugar somente em Fevereiro de 2013. No entanto, a agência de notícias chinesa Xinhua indicou que o lançamento terá lugar «nas próximas semanas».


Fonte: Site Boletim em Órbita - http://www.zenite.nu/orbita/

Comentário: Bom leitor, a hipótese levantada o pelo companheiro Rui C. Castro do site “Boletim em Órbita” faz todo sentido. Entretanto, sinceramente eu não acredito mais que o satélite CBERS-3 será lançado em 2012, devendo mesmo o seu lançamento ficar para o primeiro semestre de 2013. Entretanto, só mesmo o INPE e a CAST chinesa é que podem tirar a essa dúvida. Vamos aguardar os acontecimentos. Aproveito para agradeçer ao companheiro Rui C. Castro pelo envio dessa nota.

Comentários

  1. Como é óbvio, eu estou longe de ser um expert no assunto, mas as vezes eu fico questionando...

    Seja em 2013 ou 2015, será que vale mesmo a pena lançar um satélite que começou a ser construído em 2008 (salvo engano), e vai ter uma vida útil de uns 4 ou 5 anos?

    A tecnologia evolui MUITO rapidamente. Você compraria hoje um computador fabricado em 2010 ?

    O problema é que não se compra um satélite nas Casas Bahia, mas não seria o caso de um retrofit por decurso de prazo? Não corremos o risco de gastar mais dinheiro, que poderia ser melhor aplicado, pra colocar e órbita um dinossauro tecnológico?

    #tenso.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, acontece que o dinossauro está pronto, e a esta "altura do campeonato" é melhor ele do que nada. Vale também mencionar o fato de ser um artefato próprio, que reduzirá a necessidade de compra de imagens de outros países.

    O que me deixa curioso, é o por quê de tanto segredo. O satélite não é militar!

    ResponderExcluir
  3. O Landsat V foi um grande dinossauro...

    ResponderExcluir

Postar um comentário