CBERS-3 Adiado para Fevereiro de 2013?

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo postado hoje (04/11) o site português “Boletim em Órbita” destacando que segundo o que consta extraoficialmente no site do CEOS, o lançamento do satélite CBERS-3 está agora previsto para ocorrer em fevereiro de 2013.

Duda Falcão

CBERS-3 Adiado para Fevereiro de 2013?

Rui C. Barbosa
04/11/2012


Continua a «saga» do satélite sino-brasileiro CBERS-3 cujo lançamento estava previsto para o mês de Novembro de 2012 mas que entretanto foi adiado devido a problemas técnicos.

Apesar de não haver qualquer informação oficial sobre o estado actual do satélite e dos preparativos para o seu lançamento, o que não deixa de ser estranho tendo em conta de que se trata de uma missão civil, aparentemente o seu lançamento terá sido adiado para Fevereiro de 2013 a julgar pela informação contida no sítio do CEOS aqui. Porém, esta informação necessita ainda de ser confirmada de forma oficial tanto por parte da China como por parte do Brasil.

Ainda em relação aos preparativos para o lançamento do CBERS-3, considero pertinente a leitura do comentário de Duda Falcão, director do blogue Brazilian Space, em seguimento do anterior artigo aqui escrito sobre o CBERS-3.


Fonte: Site Boletim em Órbita - http://www.zenite.nu/orbita/

Comentário: Bom leitor, essa notícia não é oficial, mas é um parâmetro para que possamos ter pelo menos uma ideia desse atraso, já que até o momento nada foi divulgado pelo INPE e pela CAST Chinesa. Vale dizer que, se realmente o lançamento ocorrer nesta data, até que o atraso não terá sido tão grande, apesar de em nossa opinião, ter sido perfeitamente evitável. Gostaríamos de agradecer uma vez mais ao nosso leitor José Ildefonso pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. Podemos esperar 4 ou 5 meses, mesmo que, como falou o Duda, saibamos que é um atrazo advindo de um motivo tosco. Agora o atrazo do lançamento do VLS Alfa já somam 10 anos. Provavelmente o programa espacial mais demorado da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Realmente amigo tens razão, o descuido do INPE foi muito grande, mas vamos esperar que sirva de lição e que eles aprendam com o erro. Afinal errar é humano, agora persistir no erro já é...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. É realmente incrível.

    Como o nosso colega ressalta, um programa civil, sem transparência e sem satisfação aos contribuintes.

    Parece que o nosso único direito aqui, é esperar e esperar, e aguentar as piadas aqui e lá fora, pois é nisso que esses programas estão se tornando: piadas, e de muito mau gosto.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos!

    Olha, quanto a transparência apesar de não ser a ideal é melhor do que boa parte dos programa espacias. Por exemplo, na Argentina a coisa é ainda mais complicada com relação a divulgação das coisas, principalmente na área de foguetes. No Brasil, bem o mal, o grande problema está mais relacionado com os prazos irreais divulgados pela mídia, já que bem na verdade todos os projetos espaciais em desenvolvimento na esfera governamental são conhecidos, nomeados e tendo o seus objetivos bem definidos. O que não temos é governo, infelizmente.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de adicionar que uma notícia datada de 3 de Novembro emitida pela agência oficial Chinesa Xinhua (http://news.xinhuanet.com/world/2012-11/04/c_113599084.htm - em Chinês), refere que o lançamento se mantém em 2012.

    Realmente, enquanto que ou o Brasil ou a China divulgarem algum dado sobre os preparativos para o lançamento, iremos somente conjecturar sobre o andamento da missão.

    Grande abraço a todos os leitores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui!

      Valeu amigo, a notícia está em chinês, mas vou achar um tradutor online.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  5. Segundo este mesmo site lançamento do Amazonia-1 só em dezembro de 2014...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!

      Pois é amigo, eu já havia visto. Fazer o que?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  6. Site chines traduzido pelo Translate google ►

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=zh-CN&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fnews.xinhuanet.com%2Fworld%2F2012-11%2F04%2Fc_113599084.htm

    ResponderExcluir
  7. Levando em conta que os mesmos engenheiros que estão alocados com o CBERS-3 agora serão os que deverão tocar o AMAZONIA-1, eles devem se preocupar com este último apenas depois do lançamento do primeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário