Brasileiros e Americanos Estudam Materiais Semicondutores

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada ontem (06/11) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que Brasileiros e Americanos estudam Materiais Semicondutores.

Duda Falcão

Notícias

Brasileiros e Americanos Estudam
Materiais Semicondutores

Integração entre os dois países gera publicação de artigos

Assessoria de Comunicação e Imprensa
com informações de Fernando Cunha,
da Agência Fapesp, de Cambridge (EUA)
06/11/2012

Cientistas da Unesp e do MITsintetizam e testam óxidos semicondutores
Pesquisadores brasileiros e americanos estudam o uso de dois materiais semicondutores – o óxido de cobre e o óxido de estanho –, com alta sensibilidade e seletividade para detecção de gases poluentes, no desenvolvimento de sensores nanométricos para monitoramento ambiental.

A pesquisa é coordenada pelo americano Harry Tuller, do Departamento de Ciências de Materiais e Engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e pelo brasileiro José Arana Varela,  professor do Instituto de Química da UNESP e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

Os resultados apresentados são fruto do projeto "Avanços em óxidos semicondutores nanoestruturados para sensores de gás", apoiado pela FAPESP.Segundo Varela,  testes feitos no MIT mostraram que diferentes formas de estruturação de partículas dos semicondutores podem levar a grandes mudanças na condutividade elétrica e, portanto, alterar a resposta dos materiais em contato com os gases.

A equipe estabelecida na UNESP com a criação do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP – tem grande capacidade para sintetizar materiais e preparar amostras.

No MIT, a equipe de Tuller tem grande experiência com nanossensores, habilidade para caracterizar os materiais e conta com um sistema muito bem controlado para analisar até oito amostras ao mesmo tempo.

Desde o início de 2011, a integração entre as equipes dos dois países tem sido produtiva.

Um artigo foi publicado no Advanced Funcional Materials, periódico de alto impacto, e outros estão em fase final de revisão e de preparação.

A divulgação da pesquisa ocorreu no dia 22 de outubro durante o segundo simpósio da FAPESP  Week 2012,  realizado no MIT, em Cambridge, nos EUA.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Comentário: Creio que essa notícia possa interessar aos profissionais que trabalham no Programa Espacial Brasileiro.

Comentários