Bomba, Segundo Jornal O Vale o Raupp Pode Deixar o Cargo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota bomba postada ontem (04/11) no site do jornal “O VALE”, destacando que o Ministro Marco Antonio Raupp pode deixar o MCTI sendo que o nome do menestrel Aloizio Mercadante é um dos cotados para reassumir o cargo.

Duda Falcão

Home

Raupp Pode Deixar Ministério

Aloizio Mercadante, hoje titular da pasta de Educação, e Gabriel Chalita,
deputado federal, são os mais cotados para o cargo

São José dos Campos
04 de Novembro de 2012 - 2:36

Foto: Warley Leite
Ministro Marco Antônio Raupp

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, pode deixar o posto em uma eventual reforma ministerial promovida pela presidente Dilma Rousseff (PT) para acomodar forças e aliados pós-eleições.

Embora não confirmada, a informação circula nos bastidores das áreas vinculadas ao ministério.

Em São José dos Campos, integrantes do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia informam que há fortes rumores a respeito do assunto.

“A informação que circula é que, para acomodar aliados do PMDB, dentre eles o deputado federal Gabriel Chalita, a presidente faria uma reforma e, nessa reforma, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltaria para o MCTI”, relatou um integrante da entidade.

Na imprensa circulou a informação de que Chalita, que disputou e perdeu a eleição para a Prefeitura de São Paulo e depois apoiou o candidato do PT, Fernando Haddad, no segundo turno contra o tucano José Serra, estaria cotado para assumir o MCTI.

“Esse não é o perfil do deputado”, disse o membro do Sindicato dos Servidores da Área de Ciência e Tecnologia.

A assessoria do deputado nega qualquer movimentação dele nesse sentido. Segundo a assessoria, Chalita --que nasceu em Cachoeira Paulista-- ainda não conversou com Haddad após a eleição e sequer cogitou trocar seu apoio por um cargo no governo.

O Ministério da Ciência e Tecnologia também não se pronunciou a respeito ao ser procurado pelo O VALE.

Local. Raupp é próximo do prefeito eleito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), e também do vice, Itamar Cóppio (PMDB), companheiro de longa data.

No entanto, integrantes do PT de São José também informam que, por enquanto, tudo não passaria de boatos.

Raupp chegou ao primeiro escalão do governo federal no começo deste ano, após comandar a Agência Espacial Brasileira por quase um ano, a convite de Mercadante, que era o titular do MCTI.

Na AEB, Raupp iniciou estudos para reformular o Programa Espacial e promover a fusão do Inpe com a AEB.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 04/11/2012

Comentário: Caro leitor, se essa notícia tiver fundamento é o cúmulo do absurdo e a comunidade científica do país tem de se unir para impedir esse desatino. Entretanto, serve como exemplo aos nossos jovens leitores de como é feita a política nesse país, onde os interesses políticos estão acima dos interesses da nação. Deixar o menestrel Mercadante na pasta da Educação já é por si só algo absurdo presidente DILMA ROUSSEFF, agora repatriá-lo de volta ao MCTI não é só um tremendo erro, como também uma clara demonstração de que não só o PEB é moeda de negociação em seu desastroso governo, como também todo o setor de ciência e tecnologia do país, como já acontece na Educação e certamente em outros ministérios do seu desgoverno. Lamentável!

Comentários

  1. Isso sinceramente não me causa espanto nenhum. Só é mais uma prova de que o pessoal da base do sistema tem que agir para tornar o PEB mais independente do "governo" da vez.

    Sim o da vez, porque não tenho a menor dúvida tembém que qualquer que fosse o governo (pessoa ou partido), o tratamento seria o mesmo.

    Isso é um fato: desde que este País voltou ao chamado "regime democrático", cargos de alto escalão em Empresas Governamentais e Ministérios, foram, são, e vão continuar sendo pura moeada de troca.

    Ou se aprende a conviver com esse problema, ou... Bom, eu não vejo alternativa. Como será que o diretor da NASA é escolhido? Será escolha do presidente, ou um cargo de carreira eletivo?

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos!

    Verdade amigo, mas a alternativa é buscar a mudança e isso passa pela sociedade. Quanto a sua pergunta, o Diretor da NASA é indicado pelo presidente dos EUA. Entretanto, até onde eu sei nunca existiu um político nesse cargo. O atual é o "Charles Bolden", ex-astronauta da NASA.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, um mínimo de meritocracia e conhecimento de causa.

    Já aqui...

    É diplomata no Ministério da Defesa, Economista no Ministério da Educação, e talvez agora no de Ciência e Tecnologia...

    Igualzinho.

    ResponderExcluir
  4. Fora esse escândalo de ele (Raupp) estar sobrevivendo com dois salários na função pública, creio que não vale a pena trocar um físico/matemático por um economista, ou seja, por alguém que nunca acompanhou essa área de perto durante a sua carreira (sem contar com o periodo que foi ministro na área, desagradando a todos).

    Pergunto-me se a opção de sair (se for o caso) não é opção do próprio Raupp.

    O PT já demonstrou NÃO ter boas opções para governo, e por isso vai procurar "aliados" (parece que matando 2 coelhos numa cajadada só). A situação no Brasil, em termos políticos, está péssima. Não existem "homens para o cargo", ou aqueles que existem estão usurpando o erário público - pois já cairam 7 ou 8 ministros no governo do PT, mais os tantos (uns 20) do caso do mensalão.

    ResponderExcluir
  5. Olá Israel!

    Não, não creio, a opção seria da DILMA por conta de questões de interesse político.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  6. Duda assim q vi a noticia, pensei o mesmo q o Israel, se seria mesmo vontade do proprio raupp deixar o cargo. E bom sobre a meritocracia vou dar um exemplo q teve aq em salvador, em um dos debates à prefeito:

    Um dos candidatos, q chamarei candidato M, queria colocar nos cargos de secretários apenas tecnicos das areas. Ele cita isso no debate perguntando ao candidato P oq ele achava.

    A resposta do candidato P foi mais ou menos: "temos q dar os cargos para pessoas do povo e nao para os tecnocratas"
    [Isso mesmo, uma falacia. Vc nao coloca um medico para ser piloto, tao pouco para um piloto para construir uma casa.]

    Não preciso dizer que votei no candidato M, mas infelizmente ele sagrou-se derrotado nas urnas...quer saber? Será q nao é culpa nossa isso nao?..pobre Raupp...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá Tassio!

    A nossa culpa se resume em continuar apoiando (independentemente de partidos) esses energúmenos que militam na Classe Política Brasileira. Não se engane, VOTO NULO, esse é o voto consciente, e um dia ainda haverá de ajudar a mudar esse país. Quanto ao Raupp, caso a notícia tenha realmente fundamento, tenha certeza que ele não pediu para sair.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  8. Como dito no primeiro paragrafo da entrevista, parece que é assim como dizes.

    ResponderExcluir
  9. Olá Israel!

    Pois é amigo, seria uma reforma ministerial para acomodar forças e aliados pós-eleições, ou seja, moeda de troca por apoio político. Uma vergonha, mas coisa bastante corriqueira nos bastidores da obscura política brasileira.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  10. O primeiro passo para mudar só vai ser dado quando o voto deixar de ser obrigatório.

    Pensem bem... Ninguem realmente interessado no bem comum e nos reais interesses do País, dos Estados e das Cidades, elegeria governantes como esses (grande maioria) que estão ai. Mas com voto obrigatório, basta acenar com algumas "benécies" e o povão vota mesmo. Então se a coisa é moeda de troca desde o voto, o que podemos esperar?

    Voto opcional já!

    ResponderExcluir

Postar um comentário