Apres. do Workshop do EUROCLIMA Já Estão Disponíveis

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (09/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que já estão disponíveis na internet as apresentações do “2° Workshop do EUROCLIMA”, projeto da Comissão Europeia para combate aos efeitos das mudanças climáticas na América Latina que foi realizado em outubro no Centro Regional do Nordeste (CRN/INPE), em Natal (RN).

Duda Falcão

Workshop EUROCLIMA Apresenta
Estudos Sobre Desertificação, Degradação
das Terras e Seca na América Latina

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2012

Estão disponíveis na internet as apresentações do 2° Workshop do EUROCLIMA, projeto da Comissão Europeia para combate aos efeitos das mudanças climáticas na América Latina. Realizado de 22 a 25 de outubro no Centro Regional do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN/INPE), em Natal (RN), o evento foi promovido em parceria com o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O download das apresentações pode ser feito aqui

Para discutir os efeitos da desertificação, degradação das terras e seca na América Latina, oworkshop reuniu participantes de 16 países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador,  El Salvador, Estados Unidos,  Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além de representantes das Nações Unidas e UNESCO.

Entre as atividades do evento, nos dias 22 e 23 foi realizado um curso prático sobre o TerraMA2, plataforma computacional open source desenvolvida no INPE destinada a qualquer usuário interessado em desenvolver o seu próprio sistema operacional de riscos ambientais.Vinte e quatro pesquisadores participaram deste curso organizado por Humberto Barbosa, coordenador do LAPIS, e Eymar Lopes, da  Divisão de Processamento de Imagens do INPE.

Nos dias 24 e 25 foram apresentados e discutidos os dados históricos ambientais de cada país, o cenário atual e as ações presentes e futuras de gestão ambiental.

“A reunião serviu como uma plataforma de capacitação para formação de redes regionais e troca de experiência na América Latina. O objetivo é aproximar a investigação científica e a aplicação prática de metodologias para monitorar e mitigar os problemas da desertificação, degradação e seca na região”, informa Neusa Paes Leme, pesquisadora do CRN/INPE e uma das organizadoras do evento, que teve ainda como responsáveis Paulo Barbosa, da Comissão Europeia, e Humberto Barbosa, do LAPIS/UFAL.

Também transmitido ao vivo pela web, o evento registrou a participação de 650 internautas.

Mais informações sobre o EUROCLIMA no site www.euroclima.org


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários