Alunos do ITA Camp. Latinoameric. em Comp. de Robótica

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (01/11) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que alunos do instituto foram campeões da Latin American Robotics Competition (LARC)” ocorrida no mês de outubro em Fortaleza-CE.

Duda Falcão

Notícias

Alunos do ITA Campeões Latinoamericanos
em Competição de Robótica

Assessoria de Comunicação Social do ITA
01/11/2012 - 15:20

No mês de outubro (17/21), centenas de equipes se reuniram em Fortaleza-CE para participar da maior competição de Robótica da América Latina - Latin American Robotics Competition (LARC). A competição teve o objetivo de promover e motivar o desenvolvimento de tecnologias avançadas para robôs móveis autônomos e também encorajar a interação entre estudantes e pesquisadores. Na LARC, a ITAndroids, equipe de competição de Robótica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi destaque nas 3 categorias em que participou:

Robocup 2D Soccer Simulation (Soccer2D) - 1°Lugar

Robocup 3D Soccer Simulation (Soccer3D) - 1°Lugar

IEEE Humanoid Robot Racing (HRR) - 3°Lugar

Sobre a Competição: Destaca-se o desempenho na categoria Soccer3D, durante os 4 jogos do campeonato, o time fez 22 gols sem levar nenhum gol. No Soccer2D, dois times de 11 agentes inteligentes e autônomos jogam futebol em duas dimensões. Cada agente, que representa um jogador, recebe uma quantidade limitada de informação sobre o jogo para decidir suas ações no time como um todo. Já no Soccer3D, a simulação em 3 dimensões, o desafio é mais próximo dos robôs físicos. Nessa categoria, cada agente é uma versão simulada do robô humanóide Aldebaran Nao (http://www.aldebaran-robotics.com/) e o controle é feito a partir de comandos a cada uma das 22 juntas do robô. O desafio nesta categoria existe desde a criação de movimentos básicos para o robô como andar, chutar a bola, virar, levantar, entre outros. Na Humanoid Robot Racing, deve-se fazer um robô humanóide real atravessar uma arena de 4 metros de comprimento e 1 metro de largura o mais rápido possível. O desafio principal está em gerar trajetórias para as juntas do robô de modo que ele se mova o mais rápido possível e sem perder o equilíbrio.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 

Comentário: Bom, muito bom mesmo que a robótica no ITA tenha alcançado esse nível. É preciso dizer que a robótica é uma área da ciência muito utilizada nas pesquisas espaciais, e o desenvolvimento dessa área no país, aliado ao desenvolvimento já alcançado pela Astronomia Brasileira, poderá no futuro auxiliar vôos cada vez mais altos de nosso Programa Espacial (isto é, se o governo permitir é claro, condição essa vivida pelo PEB desde o início da década de 90, através de um tal de Collor, lembram dele? Pois é, ainda esta no Congresso e curiosamente se destacando. Brazil Zil Zil Zil), além é claro de outros benefícios que o desenvolvimento dessa área poderá trazer para a nossa sofrida sociedade, aquela mesma menos informada que vive fora das Vieiras Soutos e Alphavilless da vida.

Comentários

  1. O ITA tem tudo para ser um genero de MIT brasileiro. A USP que se cuide...

    ResponderExcluir
  2. Olá Israel!

    É verdade, mas preferiria dizer que a minha esperança é que tanto a USP como outras universidades brasileiras sigam o exemplo do ITA.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário