AEB/INPE Vão a Argentina Discutir o Projeto do SABIA-MAR

Olá leitor!

Diário Oficial da União (DOU) de hoje (13/11), publicou quatro despachos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) autorizando o afastamento do país do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Leonel Fernando Perondi, e de três servidores, sendo um do INPE, um da Agência Espacial Brasileira (AEB) e um da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), para participarem de reunião do "Diálogo de Integração Estratégica Brasil-Argentina", em Buenos Aires, Argentina, tendo como um dos assuntos a ser debatido o projeto do satélite conjunto de observação costeira e oceânica - SABIA-MAR. Abaixo segue os despachos do ministério como publicado no DOU.

Duda Falcão

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

GABINETE DO MINISTRO

Afastamentos do país autorizados na forma do Decreto nº 1.387, de 07 de fevereiro de 1995:

CARLOS ALBERTO GURGEL VERAS, Diretor da AEB, participar de reunião dos Subsecretários-Gerais da América do Sul, Brasil e Argentina com os gestores brasileiros e argentinos do projeto estratégico de cooperação espacial, em particular o satélite conjunto de observação costeira e oceânica - SABIA-MAR, em Buenos Aires, Argentina, no período de 13/11 a 15/11/2012, com ônus para a AEB. Art. 1º, inciso V.

CARLOS ALEXANDRE WUENSCHE DE SOUZA, Pesquisador Titular do INPE, participar de reunião para compor o mecanismo "Diálogo de Integração Estratégica Brasil-Argentina", em Buenos Aires, Argentina, no período de 13/11 a 15/11/2012, com ônus para o INPE. Art. 1º inciso V.

ISAAC JOSÉ OBADIA, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, participar de reunião dos Subsecretários-Gerais de Brasil e Argentina, dentro do Projeto Estratégico "Diálogos de Integração Estratégica Brasil-Argentina", que substituirá o "Mecanismo de Integração e Coordenação Brasil-Argentina - MICBA", em Buenos Aires, Argentina, no período de 13/11 a 15/11/2012, com ônus para a CNEN. Art. 1º, inciso V.

LEONEL FERNANDO PERONDI, Diretor do INPE, participar da reunião do "Diálogo de Integração Estratégica Brasil-Argentina", em Buenos Aires, Argentina, no período de 13/11. a 15/11/2012, com ônus para o INPE. Art. 1º inciso V.

MARCO ANTONIO RAUPP


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - Seção 2 - pág. 07 - 13/11/2012

Comentário: Bom leitor, esse Satélite SABIA-MAR é uma das maiores novelas de satélites do Programa Espacial Brasileiro, só perdendo para o Amazônia-1 (esse imbatível em todo o mundo) e para o SSR-2, que já foi chamado por tantos nomes que nem me arriscaria dizer qual é o da vez . Ora leitor, também é preciso dizer que até hoje no PEB, fora os satélites do Programa CBERS, nenhum outro programa de satélite conjunto entre o Brasil e outra nação estrangeira deu resultado. E mesmo o Programa CBERS, para alguns especialistas da área, não foi um absoluto sucesso, já que após 24 anos de existência o programa não foi capaz de proporcionar ao Brasil o conhecimento necessário para o desenvolvimento integral no país de um satélite desse porte. Espero e torço que esse exemplo sirva para chamar a atenção dos Sul-Africanos e dos Indianos quanto ao Programa de Satélite do IBAS, para que eles fiquem atentos e usem a influência política de seus governos para monitorarem e cobrarem dos energúmenos do governo brasileiro a cumprirem dentro do prazo o seu compromisso, evitando assim de serem cozinhados por essas aves de rapina que militam nos bastidores políticos de Brasília. Abram o olho.

Comentários