AEB Lança Seu Novo Website

Olá leitor!

A Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou online hoje (07/11) o seu novo website que já pode ser conferido. Sinceramente eu não gostei de seu design, mas esta é uma opinião pessoal minha, ficando a critério de cada um concordar ou não.

Duda Falcão

Comentários

  1. Bom, sobre isso, como é a minha área posso falar um pouco. Sem entrar no mérito da parte visual que não é a minha especialidade, posso dizer que "por dentro", apesar de aparentemente, alguém ter tentado melhorar alguma coisa, parece que não sabe muito bem o que está fazendo.

    O site agora está usando a indicação de ter sido feito usando HTML5, mas para por aí. Não faz uso de nenhuma tag de HTML5, CSS3 passa ao largo, faz uso de tabelas no HTML, o que é um absurdo num site pretensamente novo ou reformulado. O pior é que alguns itens do menu principal, abrem novas páginas no browser nos direcionando a páginas usando o layout anterior (mais um absurdo).

    Fico triste, pois a impressão que dá é que os sites relacionados ao PEB, todos eles, parecem estar sendo feitos por "um amigo de alguém que mexe com computador", ou seja bem amador mesmo. Internamente é uma "salada" sem nenhum rumo definido.

    Isso tudo aliás, é bem representativo da situação geral do PEB.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Achei o site muito comum. Um site que trata de Espaço deveria ter pelo menos uma imagem de fundo mostrando o Planeta Terra ou as estrelas. A AEB deveria se inspirar no site da NASA. Há vários aplicativos que permitem você interagir com, por exemplo, as roupas dos astronautas. Aliás, há um sistema de e-mail que você seleciona o país e estado que mora e eles te mandam um e-mail toda vez que a ISS passar pelo seu estado com várias horas de antecedência, posição de início e fim da passagem.
    Não há nem como comparar esses dois sites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hugo,

      Realmente estamos a anos luz do site da NASA, que tem lá os seus problemas, e técnicamente falando nem é o melhor exemplo a ser seguido, digo em relação a parte interna, não a interface com o usuário que é ótima, como você mesmo constatou.

      O que me deixa "incomodado", nem é a falta de sofisticação, e sim o nível de amadorismo com o qual um site da área de tecnologia é tratado. Podia ser um site bem simples, afinal simplicidade, não é defeito. Mas que qualquer um pudesse constatar um nível técnico de excelência, o que absolutamente não é o caso.

      E ai vem a pergunta: se o site de uma instituição importante dessas, que deveria ser tranquilo de se fazer um trabalho bem profissional é assim, imagina o resto?

      #tenso.

      Excluir
  3. Acabei de me dar conta de mais um "probleminha" dessa reformulação. Vários links para documentos foram perdidos. Eu por exemplo tinha uma referência para um documento PDF do PNAE que agora sumiu:

    http://www.aeb.gov.br/download/PDF/pnae_web.pdf

    O certo era eles terem avaliado as mudanças com antecedência e criado atalhos dos antigos endereço para os novos, se é que mantiveram esses documentos...

    Lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário