AEB Irá Participar do XII ENEE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que a Agência irá participar do “XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos”.

Duda Falcão

AEB Participa do XII Encontro Nacional
de Estudos Estratégicos

ASCOM AEB
05/11/2012

A Agência Espacial Brasileira (AEB) participa, de 07 a 09 de novembro, no Rio de Janeiro, do XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE).  O evento é organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), em parceria com o Ministério da Defesa e tem como tema geral “O Setor Espacial Brasileiro: Cenário atual e perspectivas”. O Encontro examinará questões estratégicas para o País e para o setor espacial. Estarão representando a AEB, o presidente da Agência, José Raimundo Coelho, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Carlos Gurgel, e ainda o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Petrônio Souza.

O ENEE possui dois objetivos principais: promover a reflexão sobre questões relevantes para o País, produzindo insumos para materializar políticas públicas mais eficazes em setores estratégicos; e reunir civis e militares em torno de uma agenda de interesse de Estado. Para tanto, reunirá servidores públicos, autoridades, especialistas, acadêmicos, militares, estudantes, membros da comunidade científica, representantes de organizações não governamentais e do setor privado, ampliando a transparência do debate nacional sobre assuntos estratégicos e a participação da sociedade brasileira na formação dessa agenda nacional.

“Como órgão do governo com a atribuição de elaborar e coordenar a implementação do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), a AEB tem um papel central na condução do Programa Espacial Brasileiro. Assim, sua participação no XII ENEE é fundamental para levar à seleta plateia do evento informações relevantes sobre a política espacial atual, assim como dela receber informações, ouvir opiniões e recomendações que contribuam para seu aperfeiçoamento”, explica Petrônio Souza, Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos.

A programação inclui seis painéis sobre questões pontuais do Setor Espacial, que contarão com a participação de especialistas e autoridades nos temas abordados. São esperados do XII ENEE debates e reflexões que contribuam para estabelecer ações que ampliem a importância e os retornos do Programa Espacial Brasileiro para a sociedade, a autonomia tecnológica nacional e a capacitação da indústria nacional.

O presidente da AEB, José Raimundo Coelho, irá ministrar palestra sobre “Governança do Programa Espacial”, dentro do Painel “Cenário nacional: condução da política espacial brasileira”. Nesse mesmo painel, o diretor Petrônio Souza fará apresentação sobre o orçamento e financiamento do Programa Espacial Brasileiro. Na oportunidade, será apresentado e discutido os novos rumos do Programa Espacial Brasileiro para os próximos dez anos, bem como a formação de novos talentos para o setor - temas de relevância estratégica para o programa.

O diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Gurgel, irá participar como moderador do Painel 5, denominado como “Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas de comunicações”.

“Certamente esse Encontro produzirá novos e importantes subsídios para o aperfeiçoamento do programa espacial brasileiro, enquanto uma politica pública, bem como ajudará a promover maior reconhecimento da importância do programa para o país”, enfatiza o presidente da AEB, José Raimundo Coelho.

SERVIÇO

XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos
Data: 07 e 09 de novembro
Local: Escola Naval do Rio de Janeiro –Av. Alte. Sylvio de Noronha, s/n - Castelo - Rio de Janeiro


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Olha leitor, eu..., deixa lá. Não quero ser acusado de pessimista, mas...

Comentários

  1. Bom,

    O Presidente da AEB ministrando uma palestra sobre "Governança do Programa Espacial" num painel chamado "condução da política espacial brasileira" ??

    Mas a melhor foi "e reunir civis e militares em torno de uma agenda de interesse de Estado".

    É isso mesmo? "interesse de Estado" ?

    Cadê o meu kit palhaço?

    E detalhe, eu por acaso conheço a Escola Naval, e não é um lugar de muito fácil acesso. Tinha até vontade de ir e ver como se dá o "debate", se é que vai haver algum aberto para o público, mas lá fica meio contra mão...

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. é..mais um evento para se discutir programa espacial brasileiro..
    CHEGA! BASTA!
    é hora de partir para ações...
    esse programa já foi mais que discutido e nada muda...

    ResponderExcluir

Postar um comentário