AEB Escola Realiza VIII Jornada Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (12/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que o Programa AEB Escola da AEB irá realizar a de 18 a 24/11 a “VIII Jornada Espacial” em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

AEB Escola Realiza VIII Jornada Espacial

Brasília, 12 de novembro de 2012

A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola, realizará entre os dias 18 e 24 de novembro, em São José dos Campos (SP), a VIII Jornada Espacial. O evento é um prêmio aos estudantes de nível médio mais bem colocados, e seus professores, nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e visa despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com profissionais que atuam na área espacial.

Este ano, 50 alunos de 22 estados e do Distrito Federal irão participar da Jornada. Eles terão a oportunidade de conhecer o polo aeroespacial brasileiro por meio de palestras, oficinas e visitas. As palestras irão abordar temáticas relativas à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações.  Uma das mais aguardadas pelos participantes é a que será ministrada pelo astronauta brasileiro, Marcos Pontes. O astronauta irá contar um pouco de sua experiência no espaço.

Os participantes da Jornada Espacial terão a oportunidade de conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Centro de Visitantes – ambos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); o Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA) e as instalações da TV Vanguarda, onde aprenderão como se dá o processo de transmissão de TV via satélite. Uma noite muito aguardada pelos alunos é a visita ao Observatório Astronômico do DCTA, onde eles terão a oportunidade de observar de perto a Lua e os planetas do Sistema Solar. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), os participantes conhecerão os foguetes de sondagem nacionais, além da maquete em tamanho real do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).

O estudante Leonardo Enrico, 16 anos, de Brasília, é um dos participantes da Jornada Espacial deste ano. Ele fez a prova da OBA como desafio pessoal e, após excelente resultado na olimpíada, foi convidado a participar do evento em São José. Leonardo quer cursar Engenharia Eletrônica e acredita que vai aprender bastante sobre satélites e missões espaciais na Jornada.

Foram os amigos de Lusana Borges de Ornelas, 16 anos, de Brasília, que a incentivaram a fazer a prova da OBA e a tentar participar da Jornada Espacial. “Alguns de meus amigos já haviam feito a prova, premiados com medalhas e sido selecionados para a Jornada. Ao ouvir tantas novidades incríveis, inclusive sobre a viagem, decidi então estudar e dedicar-me a essa área”, conta Lusana.  Assim como alguns de seus conhecidos, a aluna foi premiada com medalha de ouro na OBA, obteve um dos melhores desempenhos do país e ganhou a oportunidade de participar do evento de premiação em São José. “Mas o mais importante que ganhei foi o conhecimento”, diz.  Durante a Jornada Espacial, Lusana espera conhecer a área espacial mais a fundo, como suas características, opções de carreira, e também conversar com especialistas a fim de avaliar essa como uma possível área de trabalho no futuro.

A aluna Stefânia Coutinho, de Pato de Minas (MG), sempre gostou de estudar e decidiu fazer a prova da OBA para testar seus conhecimentos. Ela é a primeira aluna da sua escola a participar do evento. “Ainda não sei o que cursar na faculdade. Acho que a Jornada vai me ajudar a decidir minha futura profissão”, conta a estudante.

Além da AEB, DCTA e Inpe, a Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), a TV Vanguarda, o Colégio Embraer Juarez Wanderley e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apoiam a VIII Jornada Espacial.

Resultados – Segundo o coordenador do Programa AEB escola, Carlos Eduardo Quintanilha, dados preliminares apontam que aproximadamente 80% dos alunos que participam da Jornada levam o aprendizado para a carreira e seguem na área de exatas.

Danilo Franzim, 22 anos, é um exemplo. O estudante, que atualmente cursa Engenharia Aeroespacial no ITA, participou da primeira edição da Jornada Espacial, em 2005. “Nunca imaginei que seria possível trabalhar com espaço até participar do evento. Quando conheci São José dos Campos e percebi que existiam universidades, institutos de pesquisa e indústria ligados ao setor espacial, percebi que podia trilhar carreira na área”, conta Danilo. O aluno faz parte de uma equipe do ITA que participa de competições mundiais universitárias de foguetes. O grupo é o único do país e participa a dois anos da competição. Além do ITA, o INPE, o IAE e a Indústria nacional também apoiam a equipe.

OBA- A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB. Este ano as olimpíadas completaram 15 anos e as provas foram realizadas em maio. Aproximadamente 800 mil alunos, distribuídos por 10 mil escolas de todos os estados do Brasil, participaram da OBA.

A OBA é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, ocorre dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano. Podem participar da OBA estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Ao final, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome. A premiação do aluno também consta no certificado. Os professores e escolas envolvidos no processo também recebem certificados.

Serviço

Evento: VIII Jornada Espacial
Local: São José dos Campos (SP)
Data: de 18 e 24 de novembro


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Considero essa um das grandes iniciativas de nossa Agência Espacial, entretanto acho que atividades práticas estimulantes para esses alunos também deveriam ser incluídas na programação.

Comentários