segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Videos Sobre o Projeto do Satélite Br1Sat (SGB-1)

Olá leitor!

Trago agora para você três vídeos (uma reportagem e duas entrevistas) que abordam o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB-1), ou como é agora chamado Satélite Br1Sat.

A reportagem foi produzida pela “TV MinCom” do Ministério das Comunicações (MiniCom) e apresenta como será o processo de construção do primeiro "Br1Sat", previsto para ser lançado no fim de 2014 (pura propaganda, não existe qualquer possibilidade dessa previsão se concretizar). O satélite em questão servirá para levar banda larga às regiões mais isoladas do país e também para o tráfego de informações de segurança nacional.

Projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (Br1Sat)
Reportagem da TVMiniCom

Já a primeira entrevista foi produzida pela "Converge TV" com o "Diretor de Projetos da Telebrás", Sebastião do Nascimento Neto, sobre o andamento do projeto do satélite e da sua participação na universalização da banda larga no Brasil. Vale dizer para o diretor da Telebrás, Sebastião Neto, que eu sei, a comunidade científica sabe, e ele e sua equipe também sabem que essa meta de lançar o Br1Sat no final de 2014 não passa de pura 'falácia' com o único objetivo de colher frutos políticos.

Diretor da Telebrás Explica o Uso do Br1Sat no PNBL
Entrevista da Converge TV

A outra entrevista foi produzida também pela "Converge TV" com o Ten. Cel. Anderson Tesch Hosken Alvarenga, do Ministério da Defesa (MD), sobre uso do satélite pela área de defesa do país e sobre a função do ministério no projeto.

Ten. Cel. Anderson Alvarenga Explica o Uso do Br1Sat pelo MD
Entrevista da Converge TV

Duda Falcão


Fonte: Site Youtube

2 comentários:

  1. Primeiro satélite geoestacionário brasileiro: com tecnologia não-brasileira, mas vai ser comprada. Até que ponto o Brasil ganhará a independencia na área? Espero que o "know-how" que se venha a adquirir leve o Brasil a ser referênca no setor, mas como disse Roberto Godoy: "Transferência de tecnologia é igual receita secreta de mãe. Ela até partilha mas não conta como faz".



    ResponderExcluir
  2. Uma noticia dizendo que já tem empresa favorita a Mitsubish(???)

    começou a especulação sobre a compra ...

    http://www.teletime.com.br/15/10/2012/comite-diretor-do-br1sat-deve-divulgar-essa-semana-a-rfp-para-a-compra-do-satelite-brasileiro/tt/305859/news.aspx

    ResponderExcluir