Campanha Investigará Emissões de Queimadas na Amazônia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (06/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que campanha com pesquisadores do Brasil e do Reino Unido investigará Emissões de Queimadas na Amazônia.

Duda Falcão

Campanha Investigará Emissões
de Queimadas na Amazônia

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2012

Pesquisadores do Brasil e do Reino Unido realizam experimento de medidas atmosféricas para analisar emissões de queimadas. Durante o mês de setembro, cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre outras instituições, participarão de campanha para coletar dados com instrumentos a bordo de avião que sobrevoará toda a Amazônia Legal, a partir de Porto Velho (RO).

A aeronave inglesa conta com sofisticados equipamentos de medidas de diversos tipos e origens, para caracterizar plumas de queimadas recém emitidas e envelhecidas, assim como o ambiente no entorno.

Denominada South American Biomass Burning Analysis (SAMBBA), a campanha envolverá várias instituições científicas, como UK-Met-Office e Universidade de Manchester, além do INPE e Universidade de São Paulo (USP).

As queimadas emitem para a atmosfera uma quantidade enorme de aerossóis e gases traços. A presença dos aerossóis altera o balanço de radiação, propriedades de microfísica de nuvens, ciclo hidrológico e a qualidade do ar das regiões perturbadas. Os gases traços, alguns do efeito estufa, outros poluentes primários e secundários também geram perturbações importantes no ambiente.

Além de medidas de concentrações de aerossóis e dos mais relevantes gases traços, a campanha SAMBBA realizará medidas de propriedades de microfísica e radiação. A caracterização e entendimento de como estas perturbações decorrem são necessários para diversas ações, desde a produção de artigos científicos até a melhoria dos modelos de química atmosférica utilizados no INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários