Pesq. do IAE Tem Artigo Publicado na Atmospheric Research

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), que artigo de pesquisador do instituto é publicado no periódico Atmospheric Research.

Duda Falcão

Artigo científico da Divisão de
Ciências Atmosféricas é Publicado
na Atmospheric Research

Campo Montenegro, 15/08/2012

O artigo intitulado “Time-intervals between negative lightning strokes and the creation of new ground terminations”, de autoria de pesquisador do Grupo de Eletricidade Atmosférica da ACA, foi publicado na Atmospheric Research, respeitável periódico da área de Geociências com qualificação A2 no Qualis/CAPES.

Cerca de 80% dos relâmpagos são compostos por mais de uma descarga, cada uma com pico de corrente da ordem de dezenas de quiloamperes e separadas por um intervalo médio de 60 milissegundos. Em função do curto intervalo de tempo entre elas, o olho humano não consegue distingui-las. Metade desses relâmpagos com múltiplas descargas atinge o solo em dois ou mais pontos distintos. Com base em medidas e registros em vídeo com câmera rápida obtidos na Torre de Observação de Fenômenos Atmosféricos da ACA/IAE, no artigo é analisado em que circunstâncias o intervalo de tempo que separa as descargas é preponderante no processo de surgimento de uma descarga que abandona o canal criado na atmosfera pelas anteriores e segue um novo caminho, atingindo o solo em um local que pode estar distante alguns quilômetros do primeiro ponto de impacto. O entendimento desse comportamento é importante, por exemplo, na definição das áreas dentro das quais existe o risco de estruturas ou pessoas serem atingidas por uma descarga elétrica atmosférica.

Anexos



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários