IAE Realiza Seminário de Projetos - 6ºSePP&D

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (08/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que o IAE deu início na manhã de ontem o “6º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas - 6º SePP&D”.

Duda Falcão

Instituto de Aeronáutica e Espaço Realiza
Seminário de Projetos - 6ºSePP&D

Campo Montenegro, 08/08/2012

Teve início na manhã do dia 08 Ago, o 6º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas - 6º SePP&D, realizado anualmente pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço.

O Seminário foi aberto oficialmente pelo Exmo Sr Diretor do DCTA, Ten Brig do Ar Ailton dos Santos Polhmann e com considerações iniciais sobre o evento do Exmo Sr Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhãe Kasemodel, Diretor do IAE. Na cerimônia de abertura foi também apresentada a palestra "Desafios da Inovação no Brasil" proferida pelo Prof Dr Carlos Américo Pacheco, Magnífico Reitor do ITA.

Em sua sexta edição, o SePP&D foi criado para mostrar os resultados dos projetos de P&D da Ação 6704 da Agência Espacial Brasileira (AEB) e atualmente se consolida como um fórum permanente de disseminação do conhecimento e das tecnologias desenvolvidas pelo IAE, com os objetivos principais de incentivar a produção tecnológica e a inovação voltada ao setor aeroespacial e incentivar as parcerias com instituições de ensino, pesquisa e indústrias.

Desde 2005, mais de setenta projetos de pequeno porte foram suportados pela ação 6704, atendendo a diversas áreas tais como Materiais, Aerodinâmica, Integração e Ensaios, Trajetografia, Química de Propelentes, Pirotecnica, dentre outros, e trazendo grandes contribuições ao desenvolvimento da tecnologia aeroespacial.

Atualmente o Seminário é um evento aberto à comunidade científica, abrangendo não somente os projetos da Ação 6704, mas também projetos apoiados pelo CNPq, Programa Uniespaço e apresentações de palestrantes convidados do Brasil e exterior.Junto ao 6º SePP&D, está sendo realizado também o Workshop "Tendências Futuras para Veículos Lançadores".

A segunda edição do Workshop Tendências Futuras consolidará o trabalho que vem sendo realizado desde 2010 na forma de apresentar direções e possíveis caminhos que o Instituto poderá seguir nos próximos anos em relação aos investimentos em Veículos Lançadores.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Que bom poder rever (pelo menos através de fotos) todos esses grandes profissionais do IAE que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente nas vezes que estive neste instituto. Infelizmente esse ano não deu para comparecer a esse grande e importante evento, mas quem sabe no ano que vem. Da Bahia envio a todos as minhas lembranças.

Comentários