Raupp Fala Sobre CBERS-3 à Voz do Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/06) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o ministro Raupp concedeu uma rápida entrevista “A Voz do Brasil” falando sobre o satélite CBERS-3.

Duda Falcão

Raupp Fala Sobre CBERS-3 à Voz do Brasil

Ascom do MCTI
Site da Voz do Brasil (EBC)
16/03/2012 - 13:08

Ministro Raupp concede entrevista à Voz do Brasil

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp, concedeu uma rápida entrevista, na última sexta-feira (13), à Voz do Brasil (EBC), a respeito do programa espacial conjunto Brasil-China, em especial, sobre o lançamento, no final deste ano, do satélite CBERS-3. A seguir, a íntegra da entrevista do ministro à repórter Raquel Mariano.

Raquel Mariano: Recentemente, o senhor fez uma viagem à China. Como é que foi esse encontro?

Marco Antônio Raupp: Eu fui lá por duas razões básicas. Acompanhar o andamento do programa espacial, especialmente a construção e todas as atividades de integração e teste dos satélites sino-brasileiros de recursos terrestres, e já o satélite montado lá no centro espacial chinês. Estamos com a excelente expectativa que a gente possa fazer esses lançamentos entre o dia 20 de novembro e 10 de dezembro do corrente ano.

Raquel Mariano: A parceria espacial que existe entre o Brasil e China, como que é a participação brasileira nessa parceria?

Marco Antônio Raupp: Agora, esses satélites sino-brasileiros nº. 3, que nós estamos terminando a construção e testando para o modelo de voo para lançamento, no final do ano, ele é de responsabilidade de 50% da engenharia nacional e 50% da engenharia chinesa, e lançamento ainda na China. Vamos dizer assim, o arquiteto industrial desse projeto aqui no Brasil é o Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e todos os subsistemas o Inpe contrata na indústria nacional. Nós contratamos mais de R$ 300 milhões diretamente na indústria nacional para o desenvolvimento desse projeto, o que significa capacitação dessa indústria numa área bastante sofisticada do ponto de vista tecnológico.

Repórter Raquel Mariano: Eu conversei com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. Ministro, muito obrigada pela sua entrevista à “A Voz do Brasil”.

Marco Antônio Raupp: Muito obrigado pela oportunidade de falar para todos os ouvintes da “A Voz do Brasil”.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários