INPE Participa de Exposição na 64ª SBPC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o INPE participa até hoje (27/07) de exposição na 64ª Reunião da SBPC.

Duda Falcão

INPE Participa de Exposição na 64ª SBPC

Quinta-feira, 26 de Julho de 2012

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apresenta alguns de seus principais projetos na ExpoT&C, que comemora 20 anos como uma das mais importantes mostras de Ciência e Tecnologia do país. A exposição, ligada à 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), começou no último dia 23 e termina nesta sexta-feira (27) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

O estande do INPE, que integra o pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem foco no Programa Espacial, em especial no CBERS-3, satélite desenvolvido em parceria com a China cujo lançamento está previsto para o final de 2012.

Estão expostas maquetes com detalhes de equipamentos do satélite sino-brasileiro e do SCD, satélite de coleta de dados lançado em 1993 que foi o primeiro desenvolvido pelo Brasil. Além das maquetes, um tapete com a imagem da cidade de São Luís registrada pelo satélite CBERS provoca interesse e admiração.

Entre o material distribuído pelo INPE durante a exposição, a cartilha "O Futuro que Queremos" tem sido uma das mais solicitadas pelos visitantes, principalmente por professores que pretendem utilizá-la em sala de aula. No estande é apresentado um vídeo institucional que desperta o interesse do público pela engenharia espacial, sensoriamento remoto e meteorologia, entre outras áreas de atuação do INPE.

Muitos participantes também buscam informações sobre os cursos de pós-graduação oferecidos pelo INPE e sobre o concurso público, que oferece 10 vagas em Alcântara, no Maranhão.

Mais informações sobre a 64ª Reunião Anual da SBPC e a ExpoT&C no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/

Painel da ExpoT&C

Visitantes observam o mapa de São Luís e as maquetes no estande do INPE

Mirian Vicente e Patrícia Leite, representantes do INPE
na 64ª SBPC. No centro, Dr. Arquimedes Diógenes Ciloni,
Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTI


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários