INPE Lança Nova Plataforma TerraMA2

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto visando o monitoramento e análise de desastres naturais lançou nova plataforma TerraMA2.

Duda Falcão

INPE Lança Nova Plataforma TerraMA2

Quarta-feira, 11 de Julho de 2012

Para o monitoramento e análise de desastres naturais, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lança o TerraMA2, uma plataforma computacional aberta a qualquer usuário interessado em desenvolver seu próprio sistema operacional de riscos ambientais. A ferramenta será apresentada no dia 18 de julho, a partir das 8h30, durante workshop em São José dos Campos (SP).

Tendo como base o TerraMA2, é possível monitorar qualquer ocorrência a partir de informações disponíveis na internet. Podem ser utilizados dados provenientes de satélites e radares meteorológicos ou ainda modelos de previsões numéricas. Também servem dados de pontos fixos como plataformas de coleta de dados (PCD), sondas, boias, estações e instrumentos geotécnicos.

O usuário pode acompanhar desde incêndios florestais, deslizamentos, enchentes e estiagens, até interrupções na rede de energia por raios e movimentos de marés com ressacas em regiões portuárias, entre outras situações de risco.

Para isso, a plataforma integra serviços geográficos e modelagem, através do acesso em tempo real a dados meteorológicos, climáticos, atmosféricos, hidrológicos, geotécnicos, demográficos, etc. A possibilidade de reunir diferentes bases de informações permite que o TerraMA2 seja usado como plataforma para o monitoramento de ocorrências de vários tipos, como abalos sísmicos, descargas elétricas e até epidemias e homicídios.

Nova versão da plataforma antes chamada de Sismaden, o TerraMA2 é mais um resultado de 25 anos de pesquisa e desenvolvimento do INPE, com base em inovação, na área de geotecnologias estratégicas. Criador do SPRING, o software livre de informação geográfica mais utilizado no Brasil, e de ferramentas como TerraLib, TerraView, TerraAmazon e TerraME, o Instituto desenvolveu o TerraMA2 para atender a uma demanda crescente de aplicações de monitoramento, análise e alerta em diversas áreas.

Toda a evolução do projeto e as funcionalidades do TerraMA2 serão apresentadas durante o workshop, que mostrará ainda resultados da implantação da plataforma em região do Estado de São Paulo e no Sul do Brasil, entre outros exemplos.

O evento será aberto ao público. Os interessados em participar devem confirmar presença, enviando nome, instituição e RG para o email terrama2@dpi.inpe.br.

Também haverá transmissão online. Para ter acesso, basta seguir os passos indicados na página www.dpi.inpe.br/terrama2


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários