Confirmada Oper. de Descarga dos Tanques do Cyclone-4

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (13/07) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que foi confirmada a operação de descarga dos tanques de combustíveis do foguete Cyclone-4.

Duda Falcão

Portos

Confirmada Operação de Descarga de
Tanques de combustível do Cyclone-4

Carga pesa 310 toneladas e será desembarcada em
20 carretas especiais, que levarão o equipamento em
comboio para o Centro de Lançamento de Alcântara

Jornal O Estado do Maranhão
13/07/2012

Marine Traffic
Navio cargueiro Socol 3, que transporta os tanques do foguete

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) programou para hoje o descarregamento dos tanques de combustível do foguete Cyclone-4. A operação está marcada para as 9h, no berço 103. A carga de 310 toneladas chegou no navio Socol 3, que fundeou na Baía de São Marcos no início desta semana.

Serão descarregados 15 tanques de combustível e mais equipamentos acessórios do foguete. Na operação, serão utilizados guindastes com capacidade para içar até 40 toneladas. Os tanques serão instalados em 20 carretas, que levarão a carga até o terminal Ponta da Espera.

No terminal, segundo informes da empresa brasileiro-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS), proprietária da carga, as carretas serão embarcadas em ferry-boats para levar os tanques de combustível até o terminal de Cujupe, em Alcântara, uma travessia marítima que dura em média uma hora (22 milhas náuticas, cerca de 40 quilômetros de percurso). De lá, o comboio seguirá para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Foguete - O primeiro voo do Cyclone-4, tecnicamente chamado de voo de qualificação, está previsto para o fim de 2013. O prédio (TC-100) para a montagem, integração e teste da carga útil, situado no complexo técnico do sítio de lançamento, está entre as partes mais adiantadas da obra. No local, serão preparados os satélites que sairão já encapsulados da unidade de carga útil para se acoplarem aos estágios propulsores do Cyclone-4.

Outra obra adiantada é o TC-200, que será usado para montagem, integração e teste do veículo lançador. Nessa área, será montado o Cyclone-4, que tem 40 metros de comprimento, três metros de diâmetro e coifa (ponta) com quatro metros de largura. O foguete é capaz de alcançar até 500 km de altitude.

Porto - No Porto do Itaqui, até junho deste ano, já foram movimentadas mais de 7 milhões de toneladas de carga. Desse total, 32.601 toneladas são de carga de projeto. São equipamentos, peças e acessórios destinados às novas plantas industriais, a exemplo da construção do Píer IV, da Vale; instalações da fábrica de celulose da Suzano em Imperatriz; das pesquisas de gás e petróleo da OGX na Bacia do Parnaíba e da Unidade de Tratamento de Gás Natural da OGX e da MPX em Santo Antônio dos Lopes; e agora da empresa binacional Alcântara Cyclone Space
(ACS), na cidade de Alcântara.

Para este último empreendimento, foram descarregados 14 contêineres do tipo open top (com abertura no topo), usados para cargas de tamanhos diferentes; 15 tanques de combustível e 34 caixas com acessórios para os tanques. As cargas de projeto são geralmente equipamentos para grandes obras e por isso mesmo com grandes dimensões, o que tem exigido da EMAP soluções logísticas cada vez mais eficientes.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 08 - 13/07/2012


Comentário: Agradecemos ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria, lamentando muito o conteúdo da mesma.

Comentários