CLBI Apresenta seu Cronograma de Atividades para 2012/13

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada na Revista Espaço Brasileiro (Jan - Jun de 2012), destacando o cronograma de atividades do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) para o biênio 2012/2013.

Duda Falcão

CLBI

Qualidade e Segurança são os Focos do CLBI
para Este Ano. Centro Apresenta os Principais
Projetos e o Cronograma de Atividades

Sob nova direção e rumo aos 47 anos de existência,
o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)
começou o anos de 2012 com novas perspectivas para
a continuidade das ações que vêm sendo realizadas,
com sucesso, nos últimos anos.


Em janeiro, após dois anos à frente do Centro, o Cel. Av. Luiz Guilherme Silveira de Medeiros passou às mãos do Cel. Av. Marco Antônio Vieira de Rezende a direção do CLBI que, nas palavras do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann, Diretor-Geral de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), “recebeu a nobre missão de manter o nome do país dentro do seleto grupo das nações que dominam a arte de lançar foguetes com experimentos científicos e de rastrear engenhos aeroespaciais”.

O CLBI iniciou as atividades operacionais de 2012 com o lançamento, em 29 de março, de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), cujo objetivo foi manter a capacitação dos recursos humanos e meios operacionais, além de obter a qualificação e certificação do foguete, cumprindo as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais. Essa Operação recebeu o nome de “Valentim”, uma homenagem póstuma à Ten. Micheline Valentim, falecida precocemente em janeiro deste ano.

Estão previstas para este ano as operações Barreira VI e VII, respectivamente, nos meses de junho e setembro, para lançamento de mais dois FTBs; e a Operação Barreira VIII, em novembro, que objetiva lançar e rastrear um Foguete de Treinamento Intermediário/FTI, com carga útil tecnológica composta por transponder, transmissor de terminação de voo e de telemetria.

Em paralelo com essas operações, o CLBI cumpre, ainda, a missão de apoiar técnica e operacionalmente as campanhas de lançamento que serão realizadas no Centro de Lançamento de Alcântara/CLA, bem como, realizar as atividades de rastreio referentes ao Projeto ARIANE, do convênio entre o Brasil e a Agência Espacial Europeia. Além do rastreio do ARIANE 206, em maio, estão previstos os rastreios dos lançamentos dos ARIANE 206, 207, 208 e 209 para os meses de junho, julho e agosto, respectivamente, e dois ARIANE 210 e 211, com datas a definir , e do SOYUZ VS04, também sem data definida.

Outro desafio para o CLBI neste ano é o desenvolvimento de programas voltados aos Sistemas de Gestão Integrada, cujas linhas de ação apontam para as áreas de Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Nesse sentido, já estão em fase de execução a implantação do programa de Coleta Seletiva e a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes/CIPA, que serão os pontapés iniciais para o início do programa de treinamento de pessoal, com foco em Qualidade e Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, e para realização de eventos como a Semana de Meio Ambiente e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

Operação Valentim

Essas atividades fazem parte de uma ampla pauta de trabalho prevista pela Seção de Gestão Integrada do CLBI/SGI, com vistas à definição, junto a direção do Centro, das políticas do Sistema de Gestão Ambiental, Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional do CLBI. A SGI tem executado essas ações em parceria com as demais seções do Centro de Lançamento, contando com o suporte técnico da equipe do projeto de pesquisa para a ampliação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) do CLBI, este que foi um dos cinco projetos aprovados pelo Edital 33/2010 da AEB/MCT/CNPq.

Com relação aos projetos de pesquisa financiados pela AEB com apoio do CNPq, além dos projetos de ampliação do Sistema de Gestão de Qualidade e de implantação do Museu do CLBI, o Centro conta, atualmente, com mais três ações, com início da execução do projeto para desenvolvimento teórico e experimental de dispositivos de micro-ondas para a tecnologia aeroespacial e, ainda neste primeiro semestre, do projeto para obtenção de dados de satelização através de parâmetros de radar e do projeto de determinação dos parâmetros orbitais de satélites a partir de um radar de trajetografia.

Diante deste cenário, surgem novas necessidades em relação à infra-estrutura do Centro. Para tanto, estão sendo realizadas melhorias como a implantação de um Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA) para toda a Barreira; a modernização das instalações elétricas de média tensão, devido ao intenso processo de oxidação na área do CLBI, ampliação da casa de força para atender  à aquisição de três novos geradores, adequação dos portões principais (Leste e Oeste) para o controle de acesso a pedestres; a ampliação da infra-estrutura da plataforma de lançamento alternativa, com a instalação de cabeamento óptico, rede elétrica, casa de apoio, entre outras melhorias, com previsão de término para 2013 e a construção do novo centro de administrativo, este que terá três pavimentos e reunirá as três divisões administrativas do CLBI, juntamente com o novo Centro de Controle, semelhante ao existente no CLA. O projeto básico já está pronto e o início de sua execução está previsto para o próximo ano.


Segundo o diretor do CLBI, Cel. Av. Marco Antônio de Rezende, é válido ressaltar o importante papel de todo o efetivo do Centro, civil e militar, como força motriz para o cumprimento de todos os compromissos assumidos e a manutenção do legado deixado por seus antecessores. “O bom andamento das atividades depende diretamente da sinergia, seriedade, comprometimento e determinação de nosso fator humano, que resultará em um ambiente profissional, conciliador e harmônico”, afirmou o diretor.

Para além do lema “Preparar, Lançar, Rastear!!!”, o CLBI, com quase meio século de criação, referenda o legado de um trabalho que soma esforços na busca pelo aprimoramento da qualidade do seu corpo técnico, no sentido de contribuir, de forma cada vez mais significativa, para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.


Fonte: Revista Espaço Brasileiro - num. 13 – Jan à Jun de 2012 - págs. 18 e 19

Comentário: Bom leitor, em nossa opinião o cronograma aqui apresentado para as atividades planejadas no CLBI no biênio 2012/2013 são menos frustrantes do que as que foram apresentadas para o CLA no período de 2012, caso realmente sejam realizadas. Entretanto, continuo achando um tremendo desperdício para o País a não utilização deste centro de excelência em lançamentos de veículos suborbitais, através de acordos internacionais (principalmente com países da América Latina) visando missões espaciais conjuntas ou não, seguindo o modelo exitoso adotado pelos centros de Esrange, na Suécia, e de Andoya, na Noruega. A falta de visão e de atitude desse governo Dilma Rousseff é um sério empecilho para o desenvolvimento de nosso Programa Espacial, e a distância que separa o que é hoje realizado no Brasil, infelizmente para o país só faz aumentar a cada ano perante as outras nações do mundo.

Comentários