CLA Apresenta seu Cronograma de Atividades para 2012
Olá leitor!
Segue abaixo uma matéria publicada na Revista Espaço
Brasileiro (Jan - Jun de 2012), destacando o cronograma de atividades do Centro
de Lançamento de Alcântara (CLA) para o ano de 2012.
Duda Falcão
CLA
Alcântara 2012
CLA Apresenta seu Cronograma de
Atividades
com Destaque para Operação que
Testará a
Novíssima Torre Móvel de Integração
(TMI)
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA),
no Maranhão, graças à sua privilegiada
situação geográfica, situado a 2°18’ ao sul da
linha do Equador, é provavelmente o melhor
lugar do mundo para lançamentos espaciais
seguros, econômicos e competitivos. O CLA
hoje é parte importantíssima do Programa
Espacial Brasileiro, coordenado pela AEB.
Torre Móvel de Integração
Os próximos seis meses serão marcantes para o CLA. Com 29
anos de história, completados em 1° de Março, ele enfrentará grandes desafios.
O maior deles, certamente, é a Operação Salina – a começar em 25 de junho
próximo -, considerada um marco na retomada das atividades do Veículo Lançador de Satélite (VLS).
A operação consiste em acoplar um mock-up do VLS, totalmente inerte (sem combustível ou satélite
abordo) na nova Torre Móvel de Integração (TMI), em fase final de automatização.
A missão é clara. Ajustar os sistemas elétricos e de pirotecnia do veículo na
torre. “A torre agora, totalmente automatizada, é bem mais segura que antes.
Além disso, há melhorias, como a torre de fuga e evasão para aumentar a
segurança de quem vai trabalhar no local”, relata o Tenente Coronel Engenheiro
César Demétrio Santos, Diretor Interino do CLA e antigo gerente dos projetos
Veículo Lançador de Satélite (VLS-1) e da reconstrução da Torre Móvel de
Integração (TMI). O esforço terá o apoio de organizações ligadas ao
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), como o Instituto de
Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
(CLBI).
Depois da Operação Salina, será desenvolvido um programa
com as equipes dos foguetes de treinamento, para testar os meios operacionais
dos centros de lançamento no país. Fabricados
pela empresa Avibrás e desenvolvidos
pelo DCTA, o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e o Foguete de Treinamento
Intermediário (FTI) têm cumprido a missão de permitir uma maior cadência de
lançamentos tanto no CLA, quanto CLBI. Como parte do projeto intitulado
FOGTREIN ou Foguete de Treinamento, os centros nacionais de lançamento - CLA e
CLBI – têm mantido em média seis a oito lançamentos todos os anos desde o
começo do projeto no ano de 2008. Somente entre os meses de março e maio de
2012, o CLA lançou três Foguetes de Treinamento Básico (FTB), o que corresponde
a praticamente um veículo lançado por mês. Após a Operação Salina, as
expectativas passaram a girar em torno do lançamento de um Foguete de
Treinamento Intermediário (FTI) previsto para agosto próximo. Um veículo deste
mesmo modelo foi lançado pela última vez em agosto do ano passado. Outro FTI e
mais dois FTB deverão ser lançados em Alcântara até o final deste ano.
Foguete de Treinamento Intermediário
Ainda neste ano, o CLA deverá voltar a lançar a família
de foguetes VS-30. O veículo tem capacidade para carregar a bordo experimentos
científicos previamente selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Especificamente
para a operação agora em 2012, serão levados experimentos do Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE) que serão posteriormente resgatados e entregues
aos pesquisadores para avaliação. Por atingir altitude superior a 170 km
(apogeu), o veículo é uma importante ferramenta para observação de determinados
fenômenos em ambiente de microgravidade. Além disso, dado seu desempenho de voo
é possível é possível estabelecer uma estação remota com base em Natal – RN, no
CLBI para rastreio conjunto do veículo lançado pelo CLA. A última operação do
tipo em Alcântara, denominada Maracati II, ocorreu em dezembro de 2010.
Para dar conta de suas atribuições, o Centro de
Lançamento de Alcântara (CLA) tem atuado na melhoria das condições de
infraestrutura. Em Alcântara, por exemplo, na Vila Militar Tapireí, boa parte
das casas que estão aquém das taxas de ocupação passam por reformas. Após as
reformas, caso não haja interesse do efetivo, as mesmas devem servir de suporte
para técnicos e engenheiros que trabalham na binacional Alcântara Cyclone Space
(ACS), em construção nas imediações do CLA. A organização que conta com
representantes brasileiros e ucranianos deve lançar até 2015, o veículo Cyclone
IV, que a exemplo do VLS, colocará também satélites em órbita a partir de Alcântara.
Na área de segurança, o Centro começou a instalar um sistema de Circuito
Fechado de TV (CFTV) e catracas de identificação nas principais áreas de
acesso.
Vila Militar Tapireí
A expectativa é que com o sistema totalmente instalado
seja possível fazer uma ampla cobertura por meio de câmaras instaladas em
pontos estratégicos além do aperfeiçoamento na identificação e registro de
pessoas que acessam o CLA, sejam do efetivo civil-militar ou mesmo visitantes.
A mobilidade também é um aspecto que tem sido dado prioridade pelo Centro. Com
a chegada da catamarã Fênix no último mês, uma espécie de lancha usada nos deslocamentos
entre São Luís e Alcântara, já são três as embarcações disponíveis para
realizar o translado entre as duas cidades maranhenses. Parcela significativa
do CLA reside na capital do estado e necessita se deslocar diariamente até
Alcântara. As novas embarcações realizam o trajeto entre 30 e 40 minutos, ao
contrário das antigas embarcações e das utilizadas no transporte convencional
de passageiros, que fazem o mesmo trajeto em mais de uma hora de duração.
Novos Catamarãs
Porque o CLA é o melhor?
Situado a 2°18’ sul da linha do Equador, o Centro possui
uma posição geográfica estratégica e privilegiada que favorece uma economia de
até 30% nos gastos com combustível. Por estar localizado nas proximidades da
linha do Equador , a energia necessária para lançar veículos ao espaço acaba
sendo menor do que em pontos mais ao extremo do globo. Além disso, a baixa
densidade demográfica nas redondezas e a área de dispersão no Oceano Atlântico,
possibilitam uma maior segurança nas operações de lançamento. As condições
climáticas favoráveis com regime de chuvas bem definidos e intensidade de ventos
tolerável, associada a estabilidade geológica da região, propiciam um local adequado
em sem riscos de ordem natural. A proximidade com outros importantes centros de
operações espaciais (CLBI – Natal – BR/ Kourou – Guiana Francesa – CSG)
possibilita a realização de operações conjuntas. Por tudo isso, o CLA é
considerado um dos melhores locais para realização de operações de lançamento
envolvendo veículos suborbitais e satelizadores.
Fonte: Revista Espaço Brasileiro - num. 13 – Jan à Jun de
2012 - págs. 14 e 15
Comentário: Bom leitor, em nossa opinião o cronograma do
CLA para o ano de 2012 é frustrante, pois é uma clara demonstração do descaso
do atual governo para com o Programa Espacial Brasileiro, desde que a
presidente Dilma assumiu no início de 2011. Afinal, essa Operação Salina citada
na matéria e atualmente em curso no CLA, deveria ter ocorrido no início do
segundo semestre do ano passado, o que mostra que a mesma foi iniciada agora
com um ano de atraso. Assim sendo, todo cronograma planejado anteriormente pelo
IAE teve de ser modificado devido a esse governo desastroso e inconsequente
tornando o lançamento do VLS-1 XVT-01 impossível de ser realizado em 2012, como
previa o cronograma anterior. Lamentável!
gente eu não sei se estou vendo coisas mas o segundo, terceiro e quarto estágios do VLS na foto parecem ter um diâmetro maior que os Boosters (1 estágio). Pode ser só liberdade do Desenhista mas também podem os motores maiores que estão sendo aguardados.
ResponderExcluirAbraço Galera
Olá Kaled!
ResponderExcluirDesculpa amigo, mas foi o desenhista mesmo que pisou na bola.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)