CLA Apresenta seu Cronograma de Atividades para 2012

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada na Revista Espaço Brasileiro (Jan - Jun de 2012), destacando o cronograma de atividades do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para o ano de 2012.

Duda Falcão

CLA

Alcântara 2012
CLA Apresenta seu Cronograma de Atividades
com Destaque para Operação que Testará a
Novíssima Torre Móvel de Integração (TMI)

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA),
no Maranhão, graças à sua privilegiada
situação geográfica, situado a 2°18’ ao sul da
linha do Equador, é provavelmente o melhor
lugar do mundo para lançamentos espaciais
seguros, econômicos e competitivos. O CLA
hoje é parte importantíssima do Programa
Espacial Brasileiro, coordenado pela AEB.

Torre Móvel de Integração

Os próximos seis meses serão marcantes para o CLA. Com 29 anos de história, completados em 1° de Março, ele enfrentará grandes desafios. O maior deles, certamente, é a Operação Salina – a começar em 25 de junho próximo -, considerada um marco na retomada das atividades  do Veículo Lançador de Satélite (VLS).

A operação consiste em acoplar um mock-up do VLS, totalmente inerte (sem combustível ou satélite abordo) na nova Torre Móvel de Integração (TMI), em fase final de automatização. A missão é clara. Ajustar os sistemas elétricos e de pirotecnia do veículo na torre. “A torre agora, totalmente automatizada, é bem mais segura que antes. Além disso, há melhorias, como a torre de fuga e evasão para aumentar a segurança de quem vai trabalhar no local”, relata o Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor Interino do CLA e antigo gerente dos projetos Veículo Lançador de Satélite (VLS-1) e da reconstrução da Torre Móvel de Integração (TMI). O esforço terá o apoio de organizações ligadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), como o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Depois da Operação Salina, será desenvolvido um programa com as equipes dos foguetes de treinamento, para testar os meios operacionais dos centros de lançamento  no país. Fabricados pela empresa Avibrás  e desenvolvidos pelo DCTA, o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) têm cumprido a missão de permitir uma maior cadência de lançamentos tanto no CLA, quanto CLBI. Como parte do projeto intitulado FOGTREIN ou Foguete de Treinamento, os centros nacionais de lançamento - CLA e CLBI – têm mantido em média seis a oito lançamentos todos os anos desde o começo do projeto no ano de 2008. Somente entre os meses de março e maio de 2012, o CLA lançou três Foguetes de Treinamento Básico (FTB), o que corresponde a praticamente um veículo lançado por mês. Após a Operação Salina, as expectativas passaram a girar em torno do lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) previsto para agosto próximo. Um veículo deste mesmo modelo foi lançado pela última vez em agosto do ano passado. Outro FTI e mais dois FTB deverão ser lançados em Alcântara até o final deste ano.

Foguete de Treinamento Intermediário

Ainda neste ano, o CLA deverá voltar a lançar a família de foguetes VS-30. O veículo tem capacidade para carregar a bordo experimentos científicos previamente selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Especificamente para a operação agora em 2012, serão levados experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que serão posteriormente resgatados e entregues aos pesquisadores para avaliação. Por atingir altitude superior a 170 km (apogeu), o veículo é uma importante ferramenta para observação de determinados fenômenos em ambiente de microgravidade. Além disso, dado seu desempenho de voo é possível é possível estabelecer uma estação remota com base em Natal – RN, no CLBI para rastreio conjunto do veículo lançado pelo CLA. A última operação do tipo em Alcântara, denominada Maracati II, ocorreu em dezembro de 2010.

Para dar conta de suas atribuições, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) tem atuado na melhoria das condições de infraestrutura. Em Alcântara, por exemplo, na Vila Militar Tapireí, boa parte das casas que estão aquém das taxas de ocupação passam por reformas. Após as reformas, caso não haja interesse do efetivo, as mesmas devem servir de suporte para técnicos e engenheiros que trabalham na binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), em construção nas imediações do CLA. A organização que conta com representantes brasileiros e ucranianos deve lançar até 2015, o veículo Cyclone IV, que a exemplo do VLS, colocará também satélites em órbita a partir de Alcântara. Na área de segurança, o Centro começou a instalar um sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) e catracas de identificação nas principais áreas de acesso.

Vila Militar Tapireí

A expectativa é que com o sistema totalmente instalado seja possível fazer uma ampla cobertura por meio de câmaras instaladas em pontos estratégicos além do aperfeiçoamento na identificação e registro de pessoas que acessam o CLA, sejam do efetivo civil-militar ou mesmo visitantes. A mobilidade também é um aspecto que tem sido dado prioridade pelo Centro. Com a chegada da catamarã Fênix no último mês, uma espécie de lancha usada nos deslocamentos entre São Luís e Alcântara, já são três as embarcações disponíveis para realizar o translado entre as duas cidades maranhenses. Parcela significativa do CLA reside na capital do estado e necessita se deslocar diariamente até Alcântara. As novas embarcações realizam o trajeto entre 30 e 40 minutos, ao contrário das antigas embarcações e das utilizadas no transporte convencional de passageiros, que fazem o mesmo trajeto em mais de uma hora de duração.

Novos Catamarãs

Porque o CLA é o melhor?

Situado a 2°18’ sul da linha do Equador, o Centro possui uma posição geográfica estratégica e privilegiada que favorece uma economia de até 30% nos gastos com combustível. Por estar localizado nas proximidades da linha do Equador , a energia necessária para lançar veículos ao espaço acaba sendo menor do que em pontos mais ao extremo do globo. Além disso, a baixa densidade demográfica nas redondezas e a área de dispersão no Oceano Atlântico, possibilitam uma maior segurança nas operações de lançamento. As condições climáticas favoráveis com regime de chuvas bem definidos e intensidade de ventos tolerável, associada a estabilidade geológica da região, propiciam um local adequado em sem riscos de ordem natural. A proximidade com outros importantes centros de operações espaciais (CLBI – Natal – BR/ Kourou – Guiana Francesa – CSG) possibilita a realização de operações conjuntas. Por tudo isso, o CLA é considerado um dos melhores locais para realização de operações de lançamento envolvendo veículos suborbitais e satelizadores.


Fonte: Revista Espaço Brasileiro - num. 13 – Jan à Jun de 2012 - págs. 14 e 15

Comentário: Bom leitor, em nossa opinião o cronograma do CLA para o ano de 2012 é frustrante, pois é uma clara demonstração do descaso do atual governo para com o Programa Espacial Brasileiro, desde que a presidente Dilma assumiu no início de 2011. Afinal, essa Operação Salina citada na matéria e atualmente em curso no CLA, deveria ter ocorrido no início do segundo semestre do ano passado, o que mostra que a mesma foi iniciada agora com um ano de atraso. Assim sendo, todo cronograma planejado anteriormente pelo IAE teve de ser modificado devido a esse governo desastroso e inconsequente tornando o lançamento do VLS-1 XVT-01 impossível de ser realizado em 2012, como previa o cronograma anterior. Lamentável!

Comentários

  1. gente eu não sei se estou vendo coisas mas o segundo, terceiro e quarto estágios do VLS na foto parecem ter um diâmetro maior que os Boosters (1 estágio). Pode ser só liberdade do Desenhista mas também podem os motores maiores que estão sendo aguardados.

    Abraço Galera

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  2. Olá Kaled!

    Desculpa amigo, mas foi o desenhista mesmo que pisou na bola.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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