IEAv Recebeu Alunos da ETEP Premiados nos EUA

Olá leitor!

Segue uma nota postada dia (06/06) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto recebeu dia 30/05 a visita dos alunos da Escola Técnica Professor Everardo Passos (ETEP) de São José dos Campos (SP) premiada em Robótica nos EUA.

Duda Falcão

IEAv Recebe Alunos do Projeto de
Robótica da ETEP Premiado nos EUA

06/06/2012

O IEAv recebeu, no dia 30 de maio de 2012, a visita dos alunos da Escola Técnica Professor Everardo Passos-ETEP que fazem parte da equipe que participou da maior competição mundial de robótica, promovida pela FIRST Robotics, que é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é criar programas inovadores para promover matemática, ciência e tecnologia para jovens. Na competição, realizada em março nos Estados Unidos, a equipe ETEP TEAM ganhou o prêmio Chairman's Award pela apresentação do projeto de um equipamento que tem a finalidade de reduzir os riscos de moradores que vivem em áreas de risco de enchentes, amenizando o sofrimento de pessoas que sofrem com as fortes chuvas como ocorrem nas temporadas de verão.

Na visita ao IEAv, os alunos da ETEP, localizada em São José dos Campos, tiveram oportunidade de apresentar, para uma platéia composta por pesquisadores e bolsistas do Instituto, não só o projeto premiado, mas também o robô desenvolvido pela equipe, com objetivos didáticos. Após a apresentação, foi realizada uma visita ao Laboratório de Hipersônica Prof. Henry Nagamatsu, onde o grupo, acompanhado pela Profa. Mara Pegas de Oliveira, diretora da ETEP e por outros professores, assistiu a um experimento feito no túnel de choque hipersônico T2.

A boa receptividade interna pode ser avaliada pelo interesse no agendamento de uma próxima visita, cujo objetivo será a discussão de possíveis projetos em parceria entre pesquisadores do IEAv e a ETEP. Com isto, o Instituto continua a cumprir o seu papel de motivador para que as futuras gerações entendam a importância da ciência e da tecnologia no desenvolvimento do País.

Boas vindas do Diretor do IEAv Alunos e professores da ETEP

Alunos e professores da ETEP

Projeto de Robótica da ETEP e premiado nos EUA

A equipe da ETEP TEAM premiada na competição mundial de robótica nos EUA, ganhadores do prêmio de maior prestígio da competição o “Chairman’s Award”.

O maior prêmio da competição FIRST é um incentivo aos jovens para empregarem a tecnologia para ações sociais, com o objetivo de difundir a ciência e tecnologia a pessoas que não convivem necessariamente com esta realidade.

Os alunos da ETEP, que já haviam conquistado este prêmio em etapa regional disputada no Brasil em 2007, desenvolveram para este ano uma torre com um sistema que identifica enchente e dá um alerta através de um sistema de rádio frequência, além disso, apresentaram durante o ano uma peça teatral, na qual participa a robô humanóide Judy, que vai às escolas e entidades assistenciais para mostrar às crianças e jovens que a tecnologia está mais próxima do que qualquer um possa imaginar.

Este ano na arena o robô teve a tarefa de jogar basquete. Outra novidade foi à implantação do sistema kinect, fazendo com que o robô atue de forma autônoma e interpretando os movimentos corporais do piloto. O robô ficou nos Estados Unidos aguardando a volta da equipe brasileira para a fase final do FIRST em abril.

Histórico da Equipe ETEP TEAM 1382


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: O blog "BRAZILIAN SPACE" parabeniza aos jovens alunos da ETEP pela conquista, esperando que agora com essa possível parceria entre o IEAv e a ETEP possam contribuir efetivamente também com projetos de interesse do Programa Espacial Brasileiro. 

Comentários