MCTI Prevê o Lançamento de Três Satélites Até 2014

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (09/05) no site “TELETIME” informando que o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) trabalha com o cronograma de lançamento de três satélites até 2014.

Duda Falcão

PROGRAM ESPACIAL

MCTI Prevê o Lançamento de
Três Satélites Até 2014

Quarta-feira, 9 de maio de 2012, 17h00

O  Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) trabalha com o cronograma de lançamento de mais três satélites com investimento brasileiro até 2014. O ministro Marco Antônio Raupp, em audiência pública realizada nesta quarta, 9, no Senado Federal, destaca que "isso nunca aconteceu antes em um único mandato presidencial".

O próximo satélite a ser lançado será o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS 3, previsto para novembro. A família CBERS de satélites é resultado da parceria brasileira com a China, firmada na década de 80. Já foram lançados o CBERS 1, em 1999, o CBERS 2, em 2003, e o CBERS 2B, lançado em 2007 e que operou até o começo de 2010. Esses satélites são usados para monitoramento dos recursos naturais da Terra. Para o Brasil, sua principal finalidade era o imageamento da Amazônia. Desde 2010, essa tarefa é realizada por satélites estrangeiros.

O chefe da assessoria de cooperação internacional da AEB, José Monserrat Filho, explica que o lançamento do CBERS 3 foi inicialmente planejado para o ano passado. O atraso aconteceu em função de restrições impostas pelos EUA na compra de componentes para o satélite. Segundo Monessat, a China compõe uma lista de países que ainda sofrem restrições deste tipo no mercado internacional. O CBERS 3 será lançado do Centro de Lançamento de Taiyuan, na China, pela família de foguetes também chinesa Longa Marcha.

O acordo de cooperação entre Brasil e China previa uma participação de 70% da China contra 30% do Brasil até o lançamento do CBERS 2B. Para o CBERS 3 e o CBERS 4 – previsto para ser lançado em 2014 – a participação será de metade para cada país.

Além do CBERS 3 e 4, até 2014 deverá ser lançado também o primeiro Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), totalizando os três satélites previstos pelo ministro. A joint-venture entre Embraer e Telebrás para a compra do satélite está em fase final de ajustes. O ministro Marco Antônio Raupp disse que, paralelamente à fundação da empresa, já estão sendo realizadas consultas no mercado para a compra dos componentes do SGB.


Fonte: Site TELETIME - http://www.teletime.com.br/

Comentário: Caro leitor, alguns pontos dessa matéria eu gostaria de pontuar. O primeiro seria a colocação do Raupp que disse que o lançamento dos três satélites até 2014 significaria algo nunca realizado antes em um único mandato presidencial. E daí Raupp? Deixe-me lembrá-lo que apesar disso, todos eles estão com atrasos absurdos. O CBERS-3 quase cincos anos, o CBERS-4 terá de atraso quase sete anos se for lançado mesmo em 2014, e o SBG se bem me lembro, seu primeiro projeto foi apresentado pelo governo LULA em 2005, e em 2014 (caso o mesmo seja lançado, o que duvidamos) este projeto terá 9 anos, o que é um verdadeiro absurdo. Em outras palavras Raupp, todos já deveriam está no espaço. Outro ponto a ser destacado é que se esqueceram de citar o satélite Amazônia 1, este o único verdadeiramente brasileiro e que vem sendo desenvolvido desde a época da antiga MECB, ou seja, a mais de 30 anos, sendo provavelmente a maior novela de desenvolvimento de satélite em toda história da tecnologia espacial, e que pelo visto terá seu lançamento adiado mais uma vez para sabe deus quando. O terceiro e ultimo ponto a ser destacado é a informação passada pelo Raupp de que paralelamente à fundação da empresa que será responsável pela coordenação do Projeto SGB, já estão sendo realizadas consultas no mercado para a compra dos componentes desse satélite. Essa informação é interessante se verdadeira for, e já esperada, pois o tempo que resta é extremamente curto para o desenvolvimento do SGB dentro desse prazo irreal divulgado, e era previsível que algo nesse sentido viesse ocorrer.

Comentários