Embraer Cria Empresa para Fabricar Satélites em S. José

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (30/05) no site do jornal “O VALE”, destacando que como já havíamos anunciado ontem a Embraer criou junto com a Telebrás uma empresa para fabricar satélites. (veja a nota: “Embraer e Telebrás se Unem no Programa do Satélite SGB”)

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Embraer Cria Empresa para
Fabricar Satélites em São José

Visiona é o nome da empresa que será instalada no Parque
Tecnológico e vai liderar o novo polo aeroespacial do Vale

Arthur Costa
São José dos Campos
30 de maio de 2012 - 03:14

M. Almeida

Embraer e Telebrás formalizaram ontem a criação da Visiona Tecnologia Espacial S.A., empresa que será responsável, inicialmente, pela produção do satélite geoestacionário que será lançado em órbita pelo governo brasileiro em 2014.

A Visiona será sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos e terá composição de 51% da Embraer e 49% da Telebrás.

Estimado em R$ 750 milhões, o satélite geoestacionário terá finalidades civil e militar, transmitindo imagens para monitoramento de fronteiras, informações sobre condições climáticas e disponibilizando internet banda larga.

“Este projeto representa um passo histórico para o avanço da prontidão tecnológica e industrial do setor espacial no Brasil, e a Embraer tem satisfação e orgulho de ser a parceira estratégica da Telebrás e do Estado brasileiro”, disse em nota o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado.

No mesmo comunicado, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, disse que “o satélite brasileiro permitirá a ampliação do acesso à internet a milhões de lares”.

O Parque Tecnológico, também por meio de nota, informou que “a chegada da Visiona constitui passo estratégico para a implantação e consolidação do Parque Tecnológico, que ora ingressa em sua fase de expansão, sempre em linha com o objetivo permanente de propiciar às empresas nele instaladas um ambiente sinérgico e estimulante para a geração de conhecimento, tecnologia e inovação”.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa, salientou que é um privilégio de poucas cidades no mundo a construção de um satélite.

Localização. No Parque, a Visiona será empresa âncora do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Espaciais, ainda a ser construído. Num primeiro momento, a empresa poderá se instalar provisoriamente na atual estrutura do parque.

POR DENTRO

Parceria

nova empresa

Embraer e Telebrás formalizaram ontem a criação da Visiona, empresa responsável pelo desenvolvimento do satélite geoestacionário

Composição

Divisão

Visiona terá 51% da Embraer e 49% da Telebrás

Satélite

Estratégico

O satélite geoestacionário é considerado estratégico pelo governo. Estimado em R$ 750 milhões, será responsável por enviar imagens para monitoramento de fronteiras, condições climáticas e fornecerá internet banda larga

Lançamento

Previsão

Expectativa é que satélite entre em órbita em 2014. Nas próximas semanas, a Visiona, que se instalará no Parque Tecnológico de São José, deve anunciar o seu cronograma de atividades.

Fabricante Tem Novo Executivo Financeiro

A Embraer anunciou ontem a nomeação de José Antonio Filippo como novo vice-presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores. Filippo, com passagens pelo Grupo Pão de Açúcar, CPFL, entre outros, assume o cargo a partir de 4 de junho. A vice-presidência da área de finanças era ocupada por Paulo Penido, que deixou o cargo por motivos pessoais em abril.

Jatos Executivos São Tema de Conferência

Desde ontem a Embraer realizará sua conferência de operadores de jatos executivos para clientes da Europa, Oriente Médio e África em Paris, França. Essa é a oitava edição do evento, que cobrirá as mais recentes atualizações técnicas, de manutenção e de operações de voo das famílias Legacy e Phenom. O evento, com realização de workshops, termina amanhã.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 30/05/2012 

Comentários