Conheça a Equipe Hipersônica do IEAv

Olá Leitor!

Trago agora para vocês uma foto de 2010 com os '14 profissionais e jovens bolsistas' que formavam na época (pode ter diminuído hoje) a “Equipe Hipersônica” do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do DCTA, responsável pelo desenvolvimento de todos os projetos da área hipersônica do instituto.

Vale dizer que na época essa equipe ainda contava com a coordenação do então diretor do instituto e um dos responsáveis pela introdução da pesquisa hipersônica no país, o Cel. Eng. Marco Antônio Sala Minucci e do também pioneiro pesquisador da área, Paulo Gilberto de Paula Toro.

Equipe Hipersônica do IEAv - 2010

'14 profissionais e bolsistas' leitor estavam até 2010 responsáveis pelo desenvolvimento de projetos como o do Veiculo Aeroespacial Hipersônico 14-X, o Veículo Aeroespacial Hipersônico DVPL e o Veículo Aeroespacial Hipersônico Simetria Axial, entre outros, como também o relacionado ao Projeto SARA do IAE.

Com tão poucos profissionais envolvidos como é possível dessa forma acompanhar o desenvolvimento de outros países nessa área eu não saberia como dimensionar, entretanto leitor, esse é o real quadro que se apresenta em quase todos os laboratórios dos três institutos envolvidos com o Programa Espacial Brasileiro (IAE, IEAv, INPE), indo de encontro ao discurso da Presidente DILMA ROUSSEFF, que insiste com a maior 'cara de pau' em dizer que o PEB é 'prioridade' para o seu governo. Ora, faça-me uma garapa.

Duda Falcão


Fonte: Instituto de Estudo Avançados (IEAv)

Comentários

  1. entre os institutos RELACIONADOS DIRETAMENTE A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO ESPACIAL(não incluindo aqui IFI,IPEV) do DCTA, o IEAv ainda é o que melhor funciona e cumpre seu papel de pesquisa, e as condições e verbas tem as mesmas restrições dos outros. Isso prova que a postura de uma instituição tem grande influência em seus resultados, mesmo com um governo lesa-pátria.

    ResponderExcluir
  2. Olá al.mor!

    Finalmente concordamos com algo, pelo menos em parte, o que já é um avanço. Gostei da expressão 'governo lesa-pátria', não cobre royalties, pois pretendo usá-la.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário