O Lançamento do LUNA 1/N-Prize Será em Julho de 2012

Olá leitor!

Recebi agora pouco um e-mail do professor Marcos Luna, diretor e idealizador do “Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA)" de Bezerros (PE), confirmando para o dia 29 de julho de 2012 o lançamento do foguete LUNA I com um femtosatélite a bordo.

Esse evento para o leitor que não está lembrado, ou não acompanha o nosso blog diariamente, está relacionado com o “Premio N-Prize” (http://www.n-prize.com/) e contará com a presença (já confirmada) do seu idealizador, o britânico Paul Dear.

Segundo os planos do NTA, o lançamento do LUNA 1 deverá ser realizado de uma plataforma de lançamento marítima postada na costa pernambucana por um balão de gás Helio, através de um sistema que envolve uma número (não divulgado) de balões que se enchem e esvaziam sucessivamente controlados por uma placa eletrônica inteligente até chegar aproximadamente a 70 km de altitude, quando então o LUNA 1 será acionada para chegar aos 100 km exigidos pelo regulamento da competição. A partir daí, um sistema injetará o femtosatélite em alta velocidade para poder entrar em órbita e assim começar a fazer as 09 noves órbitas exigidas pelo regulamento da competição.

Ainda segundo o diretor do NTA, o sistema de injeção do femtosatélite é composto de um canhão com reservatório de oxigênio puro + 150 ml de álcool, onde será dada então a ignição eletrônica necessária. A partir daí, o femtosatélite enviará o sinal para Terra que será captado pelos receptores montados pelo núcleo.

O blog “BRAZILIAN SPACE” ficará aqui na torcida para que esse inovador sistema de lançamento cheio de estágios montado pelo NTA possa ser exitoso, e que finalmente o Brasil possa comemorar pela primeira vez a colocação em órbita de uma 'carga útil' por seus próprios meios, mesmo ela sendo bastante simples.

Além disso, vale dizer ao leitor que o Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) não tem suporte governamental (atua com recursos próprios e com a ajuda financeira de alguns simpatizantes) e não é uma instituição que trabalha unicamente com a área aeroespacial, como comprova o material enviado ao blog pelo professor Marcos Luna.

Atualmente o NTA também está desenvolvendo um Biorreator de Produção de Mudas que foi testado com sucesso em Bezerros pela primeira vez no dia de ontem (01/05). Segundo o professor Luna esse biorreator faz parte do “Projeto Biofabrica do Agreste”, ou seja, a “Germina Nordeste” que terá todos os equipamentos desenvolvidos pelo NTA.

Está também em andamento no NTA o desenvolvimento do “Biorreator de Produção de Algas”, que visa à produção de biocombustível, tecnologia de combustível essa que será empregada no próximo foguete a ser desenvolvido pelo NTA, ou seja, o LUNA II. Abaixo segue algumas fotos do “Biorreator de Produção de Mudas” testado ontem em Bezerros.

Duda Falcão

Teste do Birreator de Produção de Mudas do NTA
Bezerros (PE) - 01/05/2012


Fonte: Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA)

Comentários

  1. Fantástica iniciativa. Gostaria da confirmação se realmente os balões vão atingir 70 Km de altitude, pois o recorde a de altitude com balão atingido pela agência espacial japonesa foi de 52 Km em 2002, tipicamente balões metereológicos atingem 30 a 40 Km de altitude, mesmo os especiais tipo "zero pressire" em filme de poiletileno utilizados muito pela NASA.
    Me assusta receber uma informação de um balão chegando a 70 Km de altitude !!!!

    Eng. Miraglia
    www.edgeofspace.org

    ResponderExcluir
  2. Olá Eng. Miraglia!

    O professor Marcos Luna me enviou um esclarecimento em relação as suas dúvidas para que eu postasse aqui no blog, pois o mesmo não conseguiu (por alguma razão) postar o mesmo no blog. Segue abaixo na íntegra o esclarecimento.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    Prezado Eng. Miraglia

    O Sistema que estamos testando vai apenas redirecionar o gás (Hélio) que vai se expandir dos balões e passar os excessos de gás para os balões Vazios assim sendo os balões não vão estourar com o aumento de gases em relação à pressão e também vão manter o foguete subido. As Placas Inteligentes vão monitorar a pressão dos Balões com Hélio e repassar para cada Balão vazio. Ao mesmo tempo a placa vai se for necessário liberar o gás dos Balões para se manter sempre subindo.

    Esperamos apenas ter de usar os nossos motores na altitude de 70 km. Caso não cheguemos aos os 70 km, a placa vai acionar os motores do foguete que tem combustível suficiente para 60km. Entretanto esperamos que o sistema seja acionado a mais de 40 Km pelo menos.

    Como sabemos o valor maximo do projeto não dar muitas possibilidades para fazermos mais intervenções no Motor do foguete nem nas Placas inteligentes que são feitas todas aqui mesmo no nosso NTA.

    Um Forte abraço, Marcos Luna

    ResponderExcluir
  3. Good luck on your attempt on the N-Prize.

    Rick Maschek, Sugar Shot to Space

    ResponderExcluir
  4. Hi Mojave Rockets!

    The NTA Team thanks your support

    Sincerely,

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário